Anápolis de ontem e de hoje pelos registros do fotógrafo e historiador Claudiomir Gonçalves
A Igreja Santana surgiu no início dos anos 1870, construída por Gomes de Souza Ramos, e passou por reforma e ampliação em 1909. Na década de 40, a paróquia foi assumida pelos frades franciscanos americanos que resolveram demolir a antiga igreja e construir uma nova.
O Banco Imobiliário e Mercantil do Oeste Brasileiro (Oestebanc) foi um banco dos empresários anapolinos Jonas Duarte, Lindolfo Lousa e Plácido de Campos inaugurado em 02 de julho de 1946. Este banco foi usado para formar o Banco do Estado de Goiás em 1955, o qual foi posteriormente vendido para o Itaú e o prédio da imagem abriga hoje uma agência deste banco Praça Bom Jesus.
A Rua Manoel D´Abadia (anteriormente chamada de Rua de São Pedro, Rua Comercial e Rua Antônio Carlos), é uma das mais antigas da história da cidade. O prédio da foto, hoje Hotel Itamaraty, abrigava nesta época a sede do Goiazbanc, dos empresários anapolinos Antônio Luiz de Pina e Sócrates Mardocheu Diniz, e foi inaugurado em 07 de setembro de 1942. Em 1961, foi vendido para o Bradesco.
Fragmentos da História – Edição 914