VERSÃO FLIP
quinta-feira, 29 de janeiro, 2026
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
quinta-feira, 29 de janeiro, 2026
Contexto

Fragmentos da História – 855

de Claudiomir Justino Gonçalves
17 de junho de 2022
em Geral
Reading Time: 2 mins read
0 0
A A
0
Colégio Estadual José Ludovico de Almeida
Histórico da Criação
O ponto inicial que marcou o nascimento do Colégio Estadual “José Ludovico de Almeida” foi o anteprojeto de lei, apresentado pela professora Francisca Miguel à câmara municipal de Anápolis, no ano de 1948.

Depois de sancionada a lei nº. 69 de 30 de junho de 1948, pelo prefeito Carlos de Pina, instalou-se em 02 de junho de 1948 o Ginásio Municipal de Anápolis, tendo como diretor o Bacharel em Direito, Benedito Lourenço Dias, a partir desse momento o ginásio passa a funcionar nas dependências do grupo escolar Antensina Santana no período noturno.

O ginásio municipal de Anápolis preencheu uma grande lacuna existente no ensino de Anápolis, favorecendo o ingresso de grande número de alunos carentes, sobretudo, daqueles que trabalhavam durante o dia.

Em 16 de Março de 1950 foi autorizado, por portaria do Ministério da Educação e Cultura nº. 180, o funcionamento do curso científico. Não possuindo instalações capazes de abrigar esse curso nem corpo docente credenciado e capaz de ministrar as aulas, foi celebrado entre o Estado através da Secretaria de Educação e a direção do Colégio São Francisco de Assis, um convênio para que esse Educandário ministrasse as aulas do curso científico, a partir de 1951, nas dependências do Colégio São Francisco de Assis.

É pela portaria n° 79, de 17 de Setembro de 1958 que o Colégio passa a se denominar Colégio Estadual “José Ludovico de Almeida”, nome dado em homenagem ao então Governador José Ludovico de Almeida. A sessão solene de inauguração do prédio próprio realizou-se no dia 21 de Setembro de 1958 com a presença de uma grande parte da comunidade anapolina e goiana que compareceram para prestigiar o evento.

Colégio Estadual José Ludovico de Almeida Histórico da Criação O ponto inicial que marcou o nascimento do Colégio Estadual “José Ludovico de Almeida” foi o anteprojeto de lei, apresentado pela professora Francisca Miguel à câmara municipal de Anápolis, no ano de 1948. Depois de sancionada a lei nº. 69 de 30 de junho de 1948, pelo prefeito Carlos de Pina, instalou-se em 02 de junho de 1948 o Ginásio Municipal de Anápolis, tendo como diretor o Bacharel em Direito, Benedito Lourenço Dias, a partir desse momento o ginásio passa a funcionar nas dependências do grupo escolar Antensina Santana no período noturno. O ginásio municipal de Anápolis preencheu uma grande lacuna existente no ensino de Anápolis, favorecendo o ingresso de grande número de alunos carentes, sobretudo, daqueles que trabalhavam durante o dia. Em 16 de Março de 1950 foi autorizado, por portaria do Ministério da Educação e Cultura nº. 180, o funcionamento do curso científico. Não possuindo instalações capazes de abrigar esse curso nem corpo docente credenciado e capaz de ministrar as aulas, foi celebrado entre o Estado através da Secretaria de Educação e a direção do Colégio São Francisco de Assis, um convênio para que esse Educandário ministrasse as aulas do curso científico, a partir de 1951, nas dependências do Colégio São Francisco de Assis. É pela portaria n° 79, de 17 de Setembro de 1958 que o Colégio passa a se denominar Colégio Estadual “José Ludovico de Almeida”, nome dado em homenagem ao então Governador José Ludovico de Almeida. A sessão solene de inauguração do prédio próprio realizou-se no dia 21 de Setembro de 1958 com a presença de uma grande parte da comunidade anapolina e goiana que compareceram para prestigiar o evento.

Resquícios e fragmentos da história de Anápolis, pelas mãos do fotógrafo e historiador Claudiomir Gonçalves (@anapolisnarede)

A atual Avenida Pedro Ludovico era a principal via de acesso à Goiânia e à região oeste do estado, como Nerópolis, Inhumas e Goiás até a construção da nova via, a atual Av. Brasil Sul. Em 1946, a avenida teve seu nome alterado para Av. 24 de Outubro mas cinco anos depois, voltou ao nome original.
A imagem mostra a construção da nova caixa d´água para abastecimento da cidade. A água era captada na chácara do Dr. Fanstone, onde hoje é o Parque Senador Onofre Quinan e levada até essa caixa, onde era distribuída para a cidade. Este sistema durou até 1976, quando foi inaugurado o novo sistema de captação d´água no Piancó e as novas caixas d´água no alto do bairro Alexandrina. A foto é de autor desconhecido e faz parte do acervo do Museu Histórico Alderico Borges de Carvalho.

O Colégio Estadual José Ludovico de Almeida, em imagem de 1958, foi criado em 30 de junho de 1948 para ser o novo Ginásio Municipal de Anápolis. Foi transferido ao governo do estado em 25 de junho de 1955 e passou a ser conhecido como Colégio Estadual de Anápolis.
Em 17 de setembro de 1958, passou a homenagear José Ludovico de Almeida, sendo inaugurado no dia 21 de setembro. Em janeiro de 2020, se tornou o Centro de Ensino em Período Integral (CEPI) José Ludovico de Almeida. A foto é de autor desconhecido e faz parte do acervo do Museu Histórico Alderico Borges de Carvalho.
Rótulos: Fragmentos da HistóriaHistória

Mais Artigos

Filho de síndico comprou celular para ocultar provas da morte de corretora em Caldas Novas

de Anna Rhaissa
28 de janeiro de 2026
0

Polícia investiga se novo aparelho ajudou a dificultar apurações sobre o assassinato da corretora A Polícia Civil investiga se Maicon...

Imagem: Reprodução

Vereador lança seleção pública para Jovem Agente Pelo Clima em Anápolis

de Anna Rhaissa
24 de janeiro de 2026
0

Iniciativa do mandato do vereador Rimet Jules abre duas vagas para jovens da área ambiental e exige pré-projeto voltado à...

O edital traz de forma detalhada todas as informações sobre a seleção do MPGO

MPGO abre credenciamento público para cadastro de bacharéis em Psicologia, Serviço Social e Pedagogia

de Anna Rhaissa
24 de janeiro de 2026
0

Os selecionados irão atuar em vistorias de entidades de acolhimento em Anápolis, Ceres, Goianésia, Itapaci e Jaraguá

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Imagem: Ilustrativa

    Marajás Municipais – Por Nilton Pereira

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Cristiano Mamedio obtém progressão de regime e cumpre pena no semiaberto

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Escada para o paraíso (Strarway to haven) 

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Corpo de corretora desaparecida em Caldas Novas é encontrado; dois suspeitos são presos

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Nova diretoria da CDL Anápolis buscará fortalecer varejo e atuar nas decisões públicas

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui