Atenção ao dia, mês e ano! 9 de fevereiro de 2020, um domingo de clássico entre o Anápolis Futebol Clube e a Associação Atlética Anapolina. Galo X Rubra, no Jonas Duarte, sempre foi sinônimo de “duelo” em campo e emoção nas arquibancadas. Naquele jogo, o placar formado foi de 2 a 2.
Agora, seis anos depois, as duas equipes vão poder se enfrentar em um novo clássico, na elite do futebol goiano.
Isso foi possível porque no ano passado, a Rubra conquistou o acesso. E não apenas isso, foi campeã na categoria e conquistou seu lugar entre as 12 equipes que estarão no estadual desse ano disputando o título.
O Galo já estava com sua posição. Na temporada passada, por pouco, não levantou a taça, mas ficou com o título de Campeão Goiano do Interior.
O clássico vai acontecer, mas será preciso esperar um pouco, porque esse jogo será realizado na oitava rodada da primeira fase da competição.
Então, anote aí: 8 de fevereiro de 2026. Lembra a data do início da matéria, não? A partida está prevista para às 16 horas e o palco, claro, será o Estádio Jonas Duarte, que tantas e tantas vezes recebeu esse clássico, com duas grandes e apaixonadas torcidas.
Como será
O Galo fará sua estreia no sábado (10), jogando fora de casa, contra o Atlético, no Antônio Accioly.
Dia 11 é a vez da Rubra fazer sua estreia. E o jogo será em casa, no Jonas Duarte, contra o Inhumas.
Na segunda rodada, a Anapolina enfrenta o Vila Nova no OBA. O Anápolis recebe o Centro-Oeste no Jonas Duarte.
Na terceira rodada, em seus domínios, o Galo recebe o Vila. A Anapolina joga fora contra o Goiatuba.
Na quarta rodada, o Tricolor da Boa Vista vai a Inhumas enfrentar o time da casa, enquanto a Xata recepcionará o Crac no Jonas Duarte.
Na quinta rodada, novamente em casa, a Anapolina enfrentará o Goiás. O Anápolis também jogará em casa e o adversário será o CRAC.
Na sequência, na sexta rodada, as duas equipes jogam fora de casa. A Anapolina contra a Jataiense e o Anápolis contra o Goiatuba.
Na sétima rodada, o Galo jogará fora de casa contra a Abecat. Em casa, a Rubra recebe a Aparecidense.
E, fechando a primeira fase do estadual, o clássico Anápolis X Anapolina para embalar as torcidas que, como os dois times, vão dar o melhor e fazer bonito nesta edição do Goianão.
Fórmula
A primeira fase dividida em 3 grupos de 4 equipes. Os grupos jogam contra os demais grupos, sendo assim, as equipes que estão no mesmo grupo não se enfrentam na primeira fase.
Grupo A x Grupo B e Grupo C
Grupo B x Grupo A e Grupo C
Grupo C x Grupo B e Grupo D
A classificação será realizada em tabela única, geral, sendo os 8 primeiros classificados para a segunda fase, em caráter de eliminatórias.
O rebaixamento será definido com o 12º lugar (último) rebaixado automaticamente. 10° e 11º colocados disputam repescagem em jogos de ida e volta para definir o segundo rebaixado.
Caso as duas equipes sejam separadas por mais de 6 pontos, a repescagem não ocorrerá e o time de menor pontuação se torna automaticamente rebaixado junto ao 12º lugar.
Fase eliminatórias disputadas em quartas de final, semifinal e final:Jogos de ida e volta caso o Goiás não suba para a Série A.
Caso o Goiás suba para a Série A de 2026, as quartas e as semifinais serão disputadas em jogos únicos com o mandante sendo o time de melhor campanha.
Leia também: Inscrições abertas para aulas gratuitas de artes, música e dança em Anápolis; saiba onde
Veja a definição de grupos, calendário e a tabela da primeira rodada:






