Com elencos apresentados e praticamente fechados, os representantes de Anápolis têm as menores médias de idade do Goianão
O Goianão de 2022 se aproxima, restando pouco menos de três semanas para seu pontapé inicial. Já é tradição que o município tenha representantes na elite do futebol estadual e neste ano não será diferente: Grêmio Anápolis, o atual campeão, e o Anápolis estão na disputa, que começa no próximo dia 26.
APAE Anápolis abre vagas para cursos de inclusão digital
A Raposa largou na frente na preparação, apresentando seu elenco ainda no ano anterior, frente aos demais times que vão estar no Goiano. O Galo da Comarca não ficou muito atrás, revelando sua base para a temporada no último dia 3. Por coincidência, ambas equipes contam com números parecidos jogadores em seu grupo, com o Grêmio tendo 32 e o Tricolor com um a mais, embora novas contratações ainda possam acontecer nos clubes.
Elencos mais jovens
No entanto, as semelhanças não param por aí. Já é de praxe que o Grêmio Anápolis aposte na juventude, visto sua filosofia de ser um clube focado em exportar jovens prospectos para a Europa, principalmente Portugal. O que mudou foi pelo lado do Tricolor, que tem o costume de apostar em grupos mais equilibrados e cascudos. Bem, parece que avistaram uma metodologia de sucesso junto ao título do rival anapolino.
Até o momento, os dois times têm a menor média de idade entre os clubes participantes: 21,7 para o Grêmio Anápolis e 22,8 para o Galo. Luiz Carlos Winck, comandante do Anápolis, terá, apenas, três “trintões” em seu plantel: os goleiros Jeferson (30) e Márcio Fernandes (32), além do zagueiro Márcio Luiz (31). Do outro lado, William de Mattia não contará com atletas da faixa etária. Para se ter ideia, os mais experientes do elenco da Raposa são o goleiro Serjão e o meia Hericles, ambos de 26 anos.
Se são poucos os de muita rodagem, a aposta na nova safra de jogadores é alta. Embora a média de idade tenha ficado superior a do rival, o Tricolor da Boavista soma dez atletas com até duas décadas de vida, com destaque para os que sobem da base, os casos do goleiro Alex, do meia Japão e do atacante Caio. O Grêmio Anápolis conta com oito futebolistas com até 20 anos.
Conhecidos da torcida
Outro ponto em comum que surge é a escolha por jogadores que já conhecem o clube, a estrutura e, principalmente, sua torcida. Jeferson e Márcio, retornam para a meta tricolor, assim como os zagueiros Lucas Carnevalli e Vinícius Alves e o volante Thiago Batista, que chegam para nova passagem pelo Galo. João Marcelo é cria da base do Anápolis, já integrando a equipe profissional desde 2021.
Pelo Grêmio, alguns remanescentes do título seguem por lá, almejando o improvável bicampeonato goiano, como os atacantes Matheus Martins, Jair e Rodrigo Rocha. Mesmo o clube não contando com uma enorme pressão da arquibancada, estes jogadores já tem ciência da cobrança interna e do potencial que um elenco jovem, como o da última temporada, pode alcançar.
Possíveis destaques
O Campeonato ainda nem começou, e muita coisa pode acontecer até a estreia, no dia 26. No entanto, com grande parte dos elencos definidos, já se pode apostar quais serão os destaques de Anápolis e Grêmio Anápolis. Em meio ao numeroso plantel, muitos jovens acumulam passagens pelo futebol europeu, seja Portugal ou Macedônia. Enquanto outros tiveram oportunidades de mostrar seu talento em vários cantos do país.
No Tricolor da Boavista, os otimistas começam a imaginar uma dupla criativa e potente com o meia Ariel, ex-Lajeadense, e com o centroavante Alison Mira, ex-Floresta. O último, com 26 anos, conhece o futebol goiano e chega com fome de gols, já deixando claro que quer brigar pela artilharia da competição. Pelo Joinville, um dos seus ex-times, foram dez gols em 19 partidas, na temporada de 2020. O primeiro, meio-campista, de 23 anos, teve ótimo desempenho na Divisão de Acesso do Gaúchão e será quem irá orquestrar o setor do Galo.
A disputa no setor esquerdo da defesa do GEA deve ser acirrada, com Renner e César Nunes brigando pela vaga. Os dois acumulam passagens pelo futebol internacional e trazem experiência a mais ao grupo, mesmo tendo, respectivamente, 21 e 22 anos. No ataque, a dupla Matheus Martins, de 23, e Gabriel Rodrigues, de 25, tem tudo para reeditarem o sucesso de seus antecessores Ronald e Lucão, que foram destaques na conquista inédita do Goianão.
Vale lembrar que os dois time terão calendário cheio em 2022, disputando a Série D e, no caso do GEA, a Copa do Brasil também. A estreia da Raposa na temporada acontece no dia 26, diante do Goiás, no Jonas Duarte. No mesmo estádio, mas no dia seguinte (27), o Anápolis recebe o Goianésia, dando o pontapé de largada em seu ano.