Anápolis teve uma semana movimentada e com boas notícias na área policial. A principal delas, foi a renovação do convênio entre a Prefeitura Municipal e a Polícia Militar, que resultou na renovação na frota operacional da Força Tática.
Força Tática I

Na manhã de quarta-feira, 24/01, uma solenidade histórica marcou a renovação do convênio entre a Polícia Militar do Estado de Goiás e a Prefeitura de Anápolis, visando a manutenção operacional da Força Tática.
A unidade, criada em 2017, dentro dessa mesma parceria, vem desde então sendo um modelo para a área de segurança pública.
No ano passado, segundo o coronel Alyson, responsável pelo 3º CRPM, Anápolis teve uma redução de 30% no número de homicídios e parte desse resultado, além da queda de praticamente todos os indicadores criminais, pode ser creditado a essa parceria que a PM tem hoje com a Prefeitura “e com a população anapolina”, frisou.
O superintendente de Operações Integradas da PM, coronel da reserva Evenir da Silva Franco Júnior, na ocasião, representando a secretaria estadual de Segurança Pública e o comando geral da PM, destacou que essa parceria serve de modelo para Goiás.
Força Tática II

Em 2017, a Força Tática foi criada com a finalidade de dar esse suporte ao setor, mesmo não sendo uma responsabilidade constitucional do município.
“Pode não ser no papel, mas tem de ser na prática”, enfatizou o prefeito, pontuando que de 2017 para cá, o somatório dos investimentos da Prefeitura em segurança já bate à casa de R$ 50 milhões.
Leia também: Eventos negativos nas cadeias de Goiás diminuíram. Em 2023, não houve rebeliões
Cada viatura da Força Tática é composta de três policiais e, além do armamento convencional, as viaturas dispõem, para uso em certas situações, de uma arma de longo alcance. As viaturas foram adquiridas pelo município, que também paga os policiais via Banco de Horas.
Quadrilha de roubo I

Na última quarta-feira, 24/01, quatro criminosos pertencentes a uma quadrilha especializada em roubo a estabelecimentos comerciais, oriundos da Cidade de Santo Antônio do Descoberto, invadiram uma loja de celulares no Bairro Jardim-Europa, em Anápolis, e roubaram vários aparelhos celulares de altos valores.
Diante das informações repassadas, uma Operação foi iniciada com o objetivo de localizar e prender os ladrões que após o roubo, evadiram para uma região de mata nas proximidades.
Equipes de área realizaram o cerco enquanto as Equipes da CPE adentraram a mata fechada e passaram a fazer uma varredura com objetivo de encontrar os criminosos.
Quadrilha de roubo II
Segundo informações da PM, três dos quatro assaltantes foram localizados e presos. Boa parte dos aparelhos roubados foram recuperados, além de um simulacro de arma de fogo utilizado para prática do roubo.
Após compartilhamento de informações com a Agência de Inteligência de CPE, Equipes de ROTAM localizaram o quarto criminoso, cuja participação foi a de levar os assaltantes até o local e depois dar fuga com seu veículo. Ele também foi preso e o veículo apreendido, um Ford EcoSport de cor Branca.
11 aparelhos celulares foram recuperados.
Dois furtos
Após tomarem conhecimento de um furto ocorrido em uma loja de eletroeletrônicos na área central de Anápolis, equipes do 28ºBPM, da Força Tática de Anápolis, ALI/28ºBPM e ARI/3°CRPM iniciaram um intenso patrulhamento e diligências no intuito de localizar o autor do furto.
E ele foi localizado, logo após ter praticado outro furto, dessa vez em um supermercado localizado na Avenida Brasil. Ele ainda estava de posse dos objetos furtados.
O indivíduo foi conduzido a Central de Flagrantes, juntamente com um celular furtado na loja de eletroeletrônicos e também algumas peças de carnes embaladas que foram furtadas no supermercado, sendo então autuado pelos dois furtos.
Zero Homicídios

A Polícia Militar, através do 3º Comando regional, capitaneado pelo coronel Alyson Ferreira, comemorou com uma postagem nas redes sociais, a passagem de 25 dias se a ocorrência de homicídios em Anápolis e região, fruto do trabalho que é realizado por todas as unidades regionais e serviço de inteligência, além da integração com as demais forças de segurança.
Macabro
A Polícia Civil do Estado de Goiás, por intermédio das Delegacias de Taquaral e Subdelegacia de Santa Rosa de Goiás, prendeu em flagrante um homem de 31 anos, pelo crime de violação de sepultura.
Segundo apuração da PCGO, depois de uma briga com sua amásia, o suposto autor teria dito que iria até a túmulo da mãe dela e iria trazer a cabeça da mesma, de modo a intimidar e ameaçar a vítima.
Desse modo, ele se dirigiu até o cemitério da cidade de Santa Rosa, onde escavou o túmulo da própria sogra sem, contudo, ter alcançado o corpo.

- Policiais Militares da Força Tática, em conjunto com o serviço de inteligência, realizam a prisão de uma mulher que estava em posse de vários aparelhos celulares que haviam sido furtados em uma loja na região central de Anápolis. A autora foi conduzida à Central de Flagrantes onde foi autuada pelo crime de receptação.
- Policiais militares 28° BPM visualizaram uma motocicleta com dois homens em atitude suspeita. Ao tentarem realizar a abordagem os indivíduos tentaram fugir, porém foram alcançados. Com o condutor da motocicleta foram encontradas 10 porções de cocaína e com o garupa mais 01 porção de maconha.