Duas goianas foram impedidas de embarcar para os EUA, onde planejavam comemorar um aniversário, devido a um incidente anterior.
Na última terça-feira (19), as goianas Kátyna Baía e Jeanne Paolini foram barradas no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, quando tentavam embarcar para os Estados Unidos. As duas planejavam comemorar o aniversário de Jeanne em Nova York, mas foram informadas pela companhia aérea que seus vistos americanos haviam sido cancelados.
O cancelamento dos vistos foi uma consequência de um incidente ocorrido em março de 2023, quando as duas foram presas na Alemanha após terem suas malas trocadas por bagagens contendo drogas.
Feridas profundas
Kátyna e Jeanne, que foram inocentadas das acusações na Alemanha, ainda sofrem as consequências emocionais e financeiras do incidente. “Infelizmente, isso toca feridas muito profundas. Desta vez, nos frustramos novamente e tivemos mais um sonho interrompido”, desabafou Kátyna.
A viagem, que havia sido planejada por seis meses, estava toda paga, resultando em um prejuízo de cerca de R$ 35 mil para o casal.
Repercussão e solidariedade
A notícia do impedimento gerou indignação e solidariedade nas redes sociais. Seguidores do casal homoafetivo expressaram apoio e revolta com a situação. “Inacreditável! Muito injusto”, comentou uma seguidora. Em nota, o Consulado dos Estados Unidos afirmou que a Lei de Imigração e Nacionalidade (INA) os proíbe de comentar ou compartilhar detalhes sobre casos individuais de vistos.
Já o Aeroporto Internacional de Guarulhos informou que questões de embarques são de responsabilidade das companhias aéreas e não se manifestou sobre as acusações de falta de segurança. (Por Vander Lúcio Barbosa – @vanderlucio.jornalista)
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.
Leia também: Operação prende grupo suspeito de criar call center para aplicar golpes em Goiás e mais 4 estados




