A Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgou, nesta quinta (19), a lista dos árbitros e bandeirinhas ‘convocados’ para a Copa do Mundo, que será disputada no fim do ano no Catar. Para a função de árbitro, a instituição chamou 36 nomes, enquanto para árbitro assistente foram outros 69 nomes. Uma ocupação que ganhou espaço no futebol nos últimos anos, o árbitro de vídeo (VAR), teve 24 profissionais chamados.
Para a principal função de arbitragem, o Brasil estará representado por dois nomes: o goiano Wilton Pereira Sampaio e o paulista Raphael Claus. Esta será a segunda copa do mundo do árbitro vinculado a Federação Goiana de Futebol (FGF), que atuou como VAR no mundial de 2018. Aos 40 anos, Sampaio faz parte do quadro da FIFA desde 2013 e já foi escolhido melhor árbitro do Brasileirão em 2012 e 2019.
FGF define modelo de disputa da Divisão de Acesso 2022
O outro goiano que integra a lista é o bandeirinha Bruno Pires, de 36 anos. Será a primeira Copa do Mundo do árbitro assistente, que integra quadro da FGF, desde 2009, e da FIFA, desde 2015. Pires também já foi selecionado como um dos melhores na função em disputas do Campeonato Brasileiro de Futebol.
Os demais brasileiros que compõem a lista são: Bruno Boschillia, Rodrigo Figueiredo, Danilo e Neuza Back, todos para a função de árbitro assistente. Diferente de 2018, a FIFA não escalou profissionais do Brasil para atuarem como árbitro de vídeo na edição de 2022 da Copa do Mundo.
Representatividade feminina
Pela primeira vez na história, o Brasil terá uma representante feminina na arbitragem da Copa do Mundo. Neuza Inês Back é natural de Santa Catarina, mas é vinculada ao quadro da Federação Paulista de Futebol (FPF). Ela terá a companhia de outras cinco mulheres na competição, três árbitras: Stéphanie Frappart, da França; Salima Mukansanga, de Rwanda; e Yoshimi Yamashita, do Japão; e outras duas bandeirinhas: Karen Díaz, do México; e Kathryn Nesbitt, dos EUA.
A Copa do Mundo de 2022 ocorre no Catar na reta final do ano. Marcado para começar no dia 21 de novembro, a maior competição do planeta encerra quase um mês depois, no dia 18 de dezembro. O Brasil está no Grupo G, junto de Sérvia, Suíça e Camarões.