Mais de 148 mil transações comerciais já foram realizadas em 20 estados desde março de 2022
Goiás agora permite a transação comercial de veículos de forma digital, sem reconhecimento de firma ou contrato em papel, através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), junto com outros 19 estados.
Lançada em março de 2022 pelo Governo Federal, essa funcionalidade já registrou mais de 148 mil vendas digitais de carros, motos, vans, caminhões e outros veículos em todo o país. Através da CDT, vendedor e comprador podem assinar digitalmente a Autorização para Transferência de Propriedade de Veículos (ATPV-e), após a comunicação automática da venda e a autorização do Detran para o registro do veículo.
O objetivo é simplificar e reduzir a burocracia nas vendas de veículos em todas as 27 unidades federativas, proporcionando um sistema seguro e simples de transação comercial para todos os motoristas, conforme afirmou Adrualdo Catão, secretário nacional de Trânsito. Essa tecnologia foi desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e é uma iniciativa do Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
A transação é altamente segura, exigindo autenticação e biometria facial para a assinatura digital dos usuários com conta prata ou ouro na plataforma do Governo Federal. O novo proprietário precisa apenas realizar a vistoria e transferência do veículo no departamento de trânsito local para concluir a venda.
Essa tecnologia está disponível para veículos com documentação emitida a partir de 4 de janeiro de 2021, quando o antigo Documento Único de Transferência (DUT) foi substituído pelo ATPV-e.