VERSÃO FLIP
domingo, 22 de fevereiro, 2026
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
domingo, 22 de fevereiro, 2026
Contexto

Goiás está em alerta para enfrentamento à crise hídrica no período da estiagem

de Claudius Brito
8 de julho de 2021
em Goiás
Reading Time: 4 mins read
0 0
A A
0
(Foto: Saneago)

(Foto: Saneago)

Decreto já em vigor no Estado, traz uma série de restrições para o uso de água das bacias dos ribeirões Meia Ponte e Piancó enquanto durar a situação de emergência

Durante visita a Anápolis na última quarta-feira, 07/07, em entrevista coletiva à imprensa, o governador Ronaldo Caiado alertou sobre o momento delicado que o País enfrente em relação à crise hídrica e que, segundo ele, o Estado de Goiás não é exceção.

Inclusive, Caiado lembrou a edição do Decreto nº 9.872, de 26 de maio de 2021, que declara situação de risco de emergência hídrica nas bacias do Meia Ponte (que é responsável pelo abastecimento de água potável de Goiânia e parte da região Metropolitana da capital) e do Ribeirão Piancó (que abastece cerca de 80% da população de Anápolis).

Segundo o governador, “é um momento delicado”, em razão de que o agravamento da estiagem, sobretudo, nos meses de agosto e setembro, faz com que haja dificuldade de os reservatórios e poços artesianos suprirem a demanda. Daí, portanto, a necessidade que toda a população colabore com medidas de economia.

Revitalização de estradas vicinais ajuda produtor rural no escoamento da produção

Na segunda-feira (05), o presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, esteve em Anápolis para visitar algumas obras que a estatal realiza no Município para reforçar e qualificar o sistema de abastecimento.

Uma dessas obras é a implantação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Compacta, que permitirá, em breve, um incremento de 150 litros de água por segundo o sistema.

Conforme divulgado pela assessoria da Saneago, os trabalhos da ETE Compacta encontram-se em fase de montagem dos equipamentos, sendo que a base com as obras de engenharia civil, foram feitos no mês de maio último. O valor investido nesse projeto é de cerca de R$ 3,5 milhões.

Estação de Tratamento de Água Compacta

Soavinski também visitou o Centro de Reservação Jardim América, outra obra importante de reforço ao sistema de água da cidade, que já está em operação desde o início do ano passado. E, ainda, as obras da adutora que vai aumentar a vazão da integração do Sistema DAIA no Sistema Piancó.

Acompanharam o presidente durante a visita, o gerente da Saneago no município, Davi José de Araújo Filho, e o gerente Regional de Serviços de Anápolis, Daniel Morais.

Decreto

Em relação ao decreto de risco de emergência hídrica, o documento aponta uma série de regras para a captação de água nas bacias do Meio Ponte e do Piancó, “de forma a priorizar o consumo humano e a dessedentação de animais, tendo em vista a alta probabilidade de redução do volume de água nos corpos hídricos utilizados para o abastecimento humano”.

Cabe à Secretaria de Estado do meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável definir a restrição ou suspensão de uso da água bruta, enquanto durar a situação de emergência hídrica.

O dispositivo prevê a instalação e operação de estações hidrológicas para o monitoramento em tempo real das vazões em pontos de controle nas bacias Hidrográficas do Rio Meia Ponte e do Ribeirão Piancó, que serão objetos de ações de conservação e revitalização.

A secretaria tem a atribuição, no decreto, de fiscalizar o cumprimento das medidas restritivas e aplicar as sanções legais cabíveis, se for o caso. O decreto prevê a instituição do Gabinete de Articulação de Segurança Hídrica, sob a coordenação da Secretaria de Meio Ambiente.

O Gabinete de Articulação deverá coordenar ações no sentido de mobilizar a população, órgãos e instituições no enfrentamento da emergência hídrica.

Por outro lado, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento irá atuar no sentido de implementar medidas de apoio e orientação aos agricultores, visando a melhoria da eficiência de uso da água nas atividades agropecuárias.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública, conforme o decreto, poderá utilizar das forças de segurança ligadas à pasta, no intuito de reprimir o uso de água em desacordo com os processos de outorga de uso de recursos hídricos.

O documento é taxativo: “O não cumprimento das obrigações previstas neste Decreto, e nas demais diretrizes para enfrentamento da escassez hídrica, poderá acarretar a revogação da portaria de outorga de direito de uso de recursos hídricos, por determinação da SEMAD, sem prejuízo de outras sanções previstas em leis e atos normativos”.

Rótulos: capaEstação de Tratamento de ÁguaETAMeia PonteRibeirão PiancóRicardo SoavinskiRonaldo Caiado

Mais Artigos

Foto: Reprodução/Gemini

Pastor perde ação e Justiça fala em má-fé e estelionato religioso

de Vander Lúcio Barbosa
12 de fevereiro de 2026
0

Pastor de Goiás tenta reconhecimento de vínculo trabalhista com igreja, mas Justiça nega pedido, aponta má-fé e possível ilícito fiscal...

Imagem: Divulgação/Equatorial

Primeiro mês de 2026 registra 325 postes destruídos pelo trânsito em Goiás

de Vander Lúcio Barbosa
11 de fevereiro de 2026
0

Companhia elétrica reforça que, em caso de colisão, o maior perigo está nos cabos energizados O ano começou com números...

Praça Ipiranga Anápolis. Imagem: Reprodução

Goiás é o 2º estado mais caro para viver no Centro-Oeste

de Jornal Contexto
11 de fevereiro de 2026
0

Pesquisa revela impacto crescente nas despesas das famílias goianas Uma pesquisa realizada pela Serasa mostra que Goiás possui o segundo...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Imagem: Ilustrativa/Reprodução

    Programa federal destina 100 casas à zona rural de Anápolis; inscrições estão abertas

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Justiça em Anápolis aplica “Maria da Penha” e concede proteção a homem após fim de relação

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Performance no Goianão garante à Anapolina calendário nacional para 2027

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Inscrições para seleção de Analistas de Esporte em Anápolis encerram no dia 20

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Mpox: conheça os sinais e sintomas e como se pega a doença

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui