Critério foi a transparência das informações contábeis e fiscais no ano de 2020. A avaliação da Secretaria do Tesouro Nacional abrange os 26 estados e o Distrito Federal. Goiás, segundo o levantamento, obteve mais de 90% de acerto.
José Aurélio Soares
O Estado de Goiás alcançou a 7ª posição entre os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal no “Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal dos Estados”, divulgado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).
O ranking da STN de 2021 compara o desempenho nas informações contábeis e fiscais, levando em conta dados do ano anterior. Em relação ao levantamento divulgado em 2020, quando foi o 19º colocado, o governo goiano subiu 12 posições.
Goiás obteve 92,2% de acertos em 2020 (88,256 acertos de 96 verificações), de acordo com o relatório da STN. Segundo a secretária da Economia de Goiás, Cristiane Schmidt, esse é parte dos resultados de ajustes feitos desde 2019.
“Significa que Goiás está, de fato, respeitando os recursos públicos e utilizando-os de forma responsável”, frisou Schmidt. Ela acrescentou, ainda, que o “ajuste fiscal é a premissa básica para que o governante consiga fazer políticas públicas para a população”.

A repercussão da notícia é destaque na mídia goiana graças ao crescente interesse da população em informações de qualidade, verdadeiras e fidedignas sobre o trabalho do executivo.
De acordo com o contador-geral e superintendente Contábil da Secretaria da Economia, Ricardo Borges de Rezende, a melhoria da qualidade atende tanto aos órgãos de controle interno e externo como à própria sociedade, que tem informações confiáveis para fazer uma avaliação das ações do governo e na aplicação dos recursos públicos.
PIB de Goiás em 2019 foi quase o dobro do registrado pelo Brasil
“Uma verdadeira ferramenta que possibilita a participação do cidadão na fiscalização do Estado”, resume.
Sobre o Ranking
O Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal é uma iniciativa da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), criada em 2019, sempre analisando um ano anterior.
O relatório objetiva incentivar a qualificação e consistência dos dados recebidos por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).
A avaliação da STN é feita com base nas seguintes dimensões:
I) Gestão da informação;
II) Informações Contábeis;
II) Informações Fiscais;
IV) Informações Contábeis x Informações Fiscais.
Para o governador Ronaldo Caiado, que comentou o resultado em coletiva, o objetivo é continuar avançando no cumprimento dos critérios. “Quero o goiano lado a lado comigo, sabendo exatamente como tenho governado e o que temos feito para elevar a posição do Estado nesse ranking “,
afirmou ele.
O relatório completo está acessível no site:https://ranking-municipios.tesouro.gov.br/estados.