Estado já é o terceiro lugar no ranking nacional de abate de bovinos e quinto no de frangos
Nada menos que 119 milhões e 900 mil cabeças de frango foram abatidas em Goiás, o que estabeleceu novo recorde na série histórica, registro feito para o terceiro trimestre de 2021. O total representa aumento de 6,3% em relação ao trimestre anterior e de 7,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Também positivo neste período, o abate de bovinos cresceu no terceiro trimestre em relação ao mesmo período de 2020, com o registro de 751,6 mil cabeças – aumento de 5,3%. Com o total abatido, o Estado se posiciona como terceiro maior no ranking de abate de bovinos e quinto maior no ranking de abate de frangos.
Pesquisa revela que muitas pessoas querem ganhar dinheiro de Natal
Os números indicam que, no acumulado do ano, os dados, também, são positivos em relação à quantidade de abates de bovinos e frangos. Foram 2,2 milhões de cabeças de bovinos abatidas (aumento de 7,5% em relação ao mesmo período do ano passado) e 348,3 milhões de cabeças de frango (crescimento de 16,9% no período). Esses relatos foram divulgados na última quarta-feira (08), através da Pesquisa Trimestral do Abate de Animais – 3º trimestre de 2021, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar de queda, a quantidade de suínos abatida no período, também, trouxe bons números. No terceiro trimestre de 2021, foram 484,1 mil cabeças de suínos abatidas.
Avaliação
Conforme a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, os números refletem o investimento de produtores na pecuária goiana e o Governo de Goiás também tem oferecido atenção aos mesmos, como linhas de crédito especiais para financiamentos. Têm sido vistas boas propostas para investimentos de produtores em bovinocultura e avicultura, sobretudo com as cartas-consultas aprovadas no FCO (Fundo Constitucional do Centro-Oeste) nos últimos meses. O Estado tem oferecido suporte, dando condições para que esses investimentos sejam feitos e a produção seja positiva.
Produção nacional
Enquanto isso, os números do abate de animais no terceiro trimestre de 2021, no País, mostram crescimento no número do abate de frangos e suínos, tanto em relação ao trimestre passado, quanto em relação ao mesmo período do ano anterior. Foram 1,5 bilhão de frangos abatidos e 13,7 milhões de cabeças de suínos no período. O abate de bovinos registrou, por outro lado, queda nas duas comparações e atingiu a marca de 6,9 milhões de cabeças abatidas no período. (Nilton Pereira – com dados do site Goiás – Home)ome).