Objetivo é atuar em ações estratégicas para evitar a ocorrência de incêndios no campo e no combate queimadas no meio rural
As entidades que integram a “Câmara Técnica O Agro é de Todos” criaram o Comitê de Prevenção e Combate a Focos de Incêndio na Zona Rural em Goiás. O objetivo é estabelecer estratégias de combate a incêndio, especialmente de prevenção, e somar forças para a realização de ações que possam mitigar impactos ambientais e danos socioeconômicos no Estado.
Por meio de um planejamento estratégico, o Comitê adotará ações em eixos como Comunicação, Prevenção, Monitoramento, Fiscalização e Combate. O foco é levar informações ao produtor rural e demais públicos por meio de canais de comunicação, promover mutirões como o Dia D do aceiro nos municípios goianos, realizar cursos e treinamentos para confecção de abafadores, assim como patrulhas em áreas de maior risco, entre outras ações.
O Estado vem sofrendo, ano após ano, com incêndios em diferentes vias, como é o caso da zona rural. Os anos de 2019 e 2020 foram extremamente complicados. E 2021 já preocupa bastante, porque a situação tende a piorar com a baixa umidade e as altas temperaturas. Esse Comitê vai ajudar a discutir ações que possam minimizar tudo isso. É o caso das faixas domínios das rodovias. São ações que poderão ser adotadas para contribuir com o manejo das faixas, permitindo o combate fogo com fogo.
Segundo dados do Corpo de Bombeiros, apenas em 2021, já foram 2.608 atendimentos a incêndios em florestas em Goiás, número 14% maior que o registrado até esse período (janeiro e junho) em 2020. No ano passado, em todo o ano, foram registradas 10.311 ocorrências de incêndios florestais no Estado.
São três situações que contribuem enormemente para a incidência de queimadas no Estado, conhecidas como 30-30-30. Se a temperatura estiver maior que 30 graus, a umidade do ar menor que 30 e a velocidade do vento for maior que 30 quilômetros por hora, o risco de incêndios é é máximo.
Com informações da Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)