Goiás amanheceu mais triste manhã desta terça-feira, 09/11, com a notícia da morte do ex-prefeito de Goiânia e ex-governador Iris Rezende Machado.
Ao longo dos últimos meses, ele vinha travando uma verdadeira luta para se recuperar de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), sofrido no mês de agosto último, quando ele despachava em seu escritório político em Goiânia.
Iris Rezende foi um dos políticos mais brilhantes do Estado. Começou a carreira como líder estudantil, foi vereador na capital, deputado estadual, duas vezes governador, quatro vezes prefeito de Goiânia, ministro nas pastas de Justiça e de Agricultura. Enfim, uma carreira longa e sem mácula.
Ele também ficou conhecido nacionalmente como o prefeito dos mutirões, levantando centenas e centenas de casas para famílias de baixa renda.
Iris morreu aos 87 anos de idade. Era natural do Município de Cristianópolis e casado com Dona Iris (que foi deputada federal). Era pai de Ana Paula Rezende Machado Craveiro, Cristiano Rezende e Adriana Rezende.
O corpo de Iris Rezende deve chegar ainda pela manhã para ser velado no Palácio das Esmeraldas, num primeiro momento, com a presença apenas de familiares e amigos mais próximos. O sepultamento está previsto para às 17 horas, no cemitério Santana, em Goiânia.