VERSÃO FLIP
sexta-feira, 27 de junho, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
sexta-feira, 27 de junho, 2025
Contexto

Goiás registra aumento nas doações de órgãos e tecidos

de Redação
18 de setembro de 2021
em Saúde
Reading Time: 4 mins read
0 0
A A
0
Doação de órgãos goiás

Foto de arquivo- captação de órgãos no Hospital de Urgências de Anápolis

Idealizada para sensibilizar a população sobre a doação de órgãos e tecidos, a Campanha Setembro Verde contabiliza avanços. O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), registrou aumento de 36% no número de doadores e de 12% no de transplantes de órgãos e tecidos, no primeiro semestre de 2021, em comparação com o mesmo período do ano passado.

A gerente de Transplantes da SES-GO, Katiúscia Christiane Freitas, explica que manter as doações de órgãos e transplantes durante a pandemia foi um desafio para as Centrais Estaduais de Transplantes.

Mas enquanto no Brasil, durante o primeiro semestre, houve queda de 13% no número de doadores de órgãos, em Goiás, houve aumento de 36% nesse número, no mesmo período.

Já os transplantes de órgãos e tecidos em Goiás aumentaram 12%, em comparação com o primeiro semestre de 2020.

 “Esse foi o resultado de investimentos do Governo de Goiás, do esforço dos profissionais e da sensibilização da população, que mesmo diante de um cenário de perdas, conseguiu apoiar essa causa, que oferece oportunidade de vida a milhares de pessoas”, considera a gerente.

Atualmente, cerca de 46 mil pessoas aguardam na fila por um transplante no Brasil. Em Goiás, são 1,2 mil pessoas aguardando por um órgão ou tecido.

No Estado, a espera é composta por 161 pacientes aguardando rins; 8, fígado; e 1.031, córneas.

Setembro Verde

Setembro Verde busca conscientizar e incentivar a doação de órgãos

A Gerência de Transplantes da SES-GO iniciou, nesta semana, ações em alusão ao Setembro Verde. Durante todo o mês, serão promovidas atividades em consonância com o Sistema Nacional de Transplantes.

O Governo de Goiás realizará eventos e ações para incentivar as pessoas sobre a importância de se tornarem doadoras e manifestarem esse desejo aos seus familiares.

A cor verde dessa campanha é adotada para representar a saúde, a esperança e a liberdade, assim como agradecer o altruísmo e amor ao próximo demonstrados pelo doador.

“A negativa familiar é ainda o principal motivo para a não doação.

Muitos declinam do processo de doação, por crenças em informações desencontradas ou mesmo pela falta de informação adequada”, destaca Katiúscia.

Em Goiás, 57% das famílias recusam a doação de órgãos.

O principal objetivo da campanha é esclarecer e incentivar a população a manifestar a seus familiares a intenção de ser um doador, ato que pode salvar até dez vidas e que é totalmente regulamentado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Sistema Estadual

A Gerência de Transplantes coordena todo o Sistema Estadual de Transplantes, atuando em todo o processo de notificação de morte encefálica, doação de órgãos e transplantes. Conta hoje com 115 profissionais capacitados e envolvidos diretamente nesse processo.

APAE ANÁPOLIS completa 52 anos de serviços na saúde e assistência social

Na estrutura, há ainda três Organizações de Procura de Órgãos (OPO), unidades responsáveis por acompanhar os processos de diagnóstico de morte encefálica e doação de órgãos, de forma regionalizada no âmbito estadual.

Essas unidades estão localizadas no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol)); no Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo); e no Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo (Heana).

Unidades que realizam transplantes em Goiás

Rins:

Hospital Geral de Goiânia

Santa Casa de Misericórdia de Goiânia

Hospital das Clínicas

Hospital Urológico

Hospital Santa Helena

Hospital Renaissance

Fígado:

Hospital Geral de Goiânia

Medula Óssea:

Hospital Araújo Jorge

Hospital Santa Mônica

Hospital Albert Einsten

Músculo Esquelético:

Hospital Ortopédico de Goiânia

Córneas:

23 equipes distribuídas pelo Estado

Fonte- Secretaria Estadual de Saúde- https://www.saude.go.gov.br/

Rótulos: capa

Mais Artigos

Em Anápolis, a distribuição da insulina glargina começou em fevereiro e, até então, era responsabilidade do município. Imagem: Reprodução

Anápolis participa do maior programa público de distribuição de glargina no Brasil

de José Aurélio Mendes
20 de junho de 2025
0

Insulina deve substituir o tipo NPH e representa avanço para quem vive com diabetes O Brasil está dando um passo...

O tempo médio de espera por um órgão é de aproximadamente 18 meses. Imagem: Ministério da Saúde

Brasil bate recorde de transplantes e amplia avanços médicos 

de Jornal Contexto
6 de junho de 2025
0

Com mais de 30 mil procedimentos em 2024, país moderniza técnicas e otimiza processos para salvar vidas.  O Brasil registrou...

Foto: Paulo de Tarso

Anápolis: Confira quais atendimentos estão disponíveis à população nas Unidades de Saúde

de Redação
3 de junho de 2025
0

As Unidades de Saúde da Família (USFs) de Anápolis prestam atendimento básico gratuito à população. As unidades funcionam como porta...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Fábrica da multinacional Kingspan Isoeste em Anápolis. Foto: Reprodução

    Isoeste inaugura sua maior fábrica na América Latina no Paraguai

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Médico e empresário Paulo Augusto Sousa morre aos 74 anos 

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Somos do bem

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Brasileira é encontrada sem vida após cair durante trilha no vulcão Rinjani, na Indonésia

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Caminhada “Eu sou da Paz” mobiliza Anápolis nesta terça-feira, 24

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui