VERSÃO FLIP
sexta-feira, 19 de dezembro, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
sexta-feira, 19 de dezembro, 2025
Contexto

Goiás registra número recorde de empresas no setor de serviços

de Claudius Brito
28 de agosto de 2024
em IBGE
Reading Time: 4 mins read
0 0
A A
1
Serviços- Imagem Pixabay-Utilização Gratuita

Serviços- Imagem Pixabay-Utilização Gratuita

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, acaba de divulgar o resultado da Pesquisa Anual de Serviços (PAS), com dados consolidados até o ano de 2022.

Essa pesquisa aponta que Goiás atingiu número recorde de empresas no setor de serviço, desde o início da série histórica, em 2007.

Em 2022, segundo a PAS, Goiás contava com 57.387 empresas de serviço. Vale ressaltar que não são incluídas nesse levantamento as empresas de serviços financeiros.

Em relação a 2021, quando o IBGE registrou 51.803 prestadoras de serviços em território goiano, o crescimento foi de 10,78%.

Em dez anos, de 2012 a 2022, o número de empresas do setor saltou de 33.456 para 57.387, com incremento no período de 71,53%.

Lá no início da série histórica, em 2007, havia 17.646 empresas de serviço no estado. De lá para cá, o crescimento foi de 225,21%.

Em relação ao pessoal ocupado nas empresas de serviço em Goiás, o IBGE traz que em 2022, o número foi de 447,1 mil pessoas, com crescimento de 17,9% em relação ao ano anterior (2021), quando o número era de 379.,1 mil pessoas.

Por outro lado, segundo a pesquisa, a remuneração média no setor que era de 1,72 salário-mínimo em 2021, reduziu para a média de 1,60 salário-mínimo em 2022.

Atividades

A PAS revela ainda que, entre as atividades que apresentaram aumento no número de empresas em 2022, destacam-se os Serviços profissionais, administrativos e complementares, que subiram 12,5%, saindo de 20,6 mil unidades em 2021 para 23,2 mil unidades e Serviços prestados às famílias, que subiram 12,7%, saindo de 11,9 mil unidades para 13,4 mil unidades em 2022.

Os dois grupos, somados, representam 63,8% do número de empresas totais no estado.

Participação na receita

O levantamento traz também um recorte sobre a participação das atividades ligadas ao setor, na receita do Estado de Goiás.

Leia também: Doença Diarreica Aguda espalha e já atinge 74 municípios em Goiás, aponta a SES

Em 2022, registra a PAS, a atividade de Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio teve participação de mais de um terço do total de receitas do estado, sendo 35,9%. Essa participação era de 32,9% em 2021 e 28,2% em 2012.

Outra atividade com forte participação na receita é a de Serviços profissionais, administrativos e complementares, sendo 24,6% do total do estado, com pequena queda em relação a 2021, quando a participação era de 25,0%.

Ranking

A pesquisa aponta que, em 2022, Goiás (com 57.387) foi a sétima unidade da federação com maior número de empresas no setor de serviços,  atrás de Santa Catarina (117.103), Rio Grande do Sul (119.974), Paraná (128.940), Rio de Janeiro (138.246), Minas Gerais (174.101) e São Paulo (598.310).

No Brasil, o número é de 1.639.6030.

A pesquisa

A Pesquisa Anual de Serviços investiga informações sobre as características estruturais básicas do segmento empresarial da prestação de serviços não financeiros no País, tendo como unidade de investigação a empresa formalmente constituída, isto é, registrada no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica – CNPJ, da Secretaria da Receita Federal, cuja principal fonte de receita seja a prestação de serviços não financeiros.

A pesquisa realiza o levantamento de diversas informações econômico-financeiras: receitas bruta e líquida; número de empresas; pessoal ocupado; gastos com pessoal; despesas financeiras, operacionais e não operacionais; e aquisições e baixas do ativo imobilizado, entre outros aspectos.

A periodicidade da pesquisa é anual.

Sua abrangência geográfica é nacional, com resultados divulgados para Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação.

Com informações do IBGE– SES/GO – Seção de Disseminação de Informações

Rótulos: capa

Mais Artigos

Indústria- DAIA- Anápolis

Produção industrial de Goiás tem indicadores bem acima do resultado nacional

de Claudius Brito
9 de dezembro de 2025
0

O Instituto Brasileiro de Geografia e estatística divulgou o resultado da Pesquisa Industrial Mensal- produção Física (PIM-PF), referente ao mês...

Rendimentos Homens X Mulheres- Reprodução-Agência Senado

Homens têm renda 42% maior que mulheres em Goiás, aponta pesquisa

de Redação
3 de dezembro de 2025
0

Rendimento médio dos homens supera o das mulheres em 42% no mercado de trabalho. Em 2024, o rendimento médio real...

Imagem: Reprodução

Expectativa de vida dos brasileiros atinge 76,6 anos, aponta IBGE

de Jornal Contexto
2 de dezembro de 2025
0

Crescimento da longevidade ocorre após queda provocada pela pandemia de Covid-19 A expectativa de vida da população brasileira atingiu 76,6...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Imagem: Divulgação

    Jornalista anapolina ganha destaque nacional com projeto de mobilidade inclusiva

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Sim, eu não gosto de gente pobre!

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Rotary Club de Anápolis Jundiaí promove dia histórico de solidariedade e cidadania

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Prefeitura decreta ponto facultativo para o Natal e virada do ano. Veja como vai ser!

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Uma chaga que não cicatriza

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui