Dados do Observatório da Segurança Pública da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-GO), apontam o avanço contínuo na redução dos índices de homicídios em Goiás. Em junho de 2025, o estado registrou o menor número de homicídios da série histórica iniciada em 2016.
Foram 54 ocorrências registradas em todo o território goiano ao longo do mês, com destaque para o fato de que 213 municípios não registraram nenhum homicídio consumado, incluindo feminicídio, durante o período.
Para efeito de comparação, o mês com maior número de ocorrências, em outubro de 2016, registrou 256 casos. Isso representa uma queda de 78,9% no número de homicídios ao longo do período.
O secretário de Segurança Pública, Renato Brum, reforçou que os resultados são fruto de uma estratégia sólida e contínua.
“A redução expressiva dos homicídios não acontece por acaso. É resultado de uma atuação integrada, do uso de inteligência policial, de investimentos em tecnologia, equipamentos e capacitação, além do comprometimento diário dos nossos profissionais”, destacou.
A metodologia de monitoramento e análise estatística foi implantada em 2016, ano em que Goiás registrou 256 homicídios apenas no mês de outubro.
Comparado com junho deste ano, os dados mostram uma redução de quase cinco vezes no número de casos, o que representa uma queda proporcional de 500%.
Enquanto em outubro de 2016 a média era de 8,25 homicídios por dia no Estado, em junho de 2025 a taxa caiu para 1,8 homicídios diários.
O relatório utiliza dados do sistema Qlik Sense (RAU), com atualização em 1º de julho de 2025, e inclui os casos de feminicídio, conforme metodologia adotada pela SSP-GO.
Queda consolidada também no comparativo anual
Mais números
Outros indicadores reforçam a tendência de queda contínua da criminalidade em Goiás desde 2019. De acordo com a SSP-GO, entre 2018 e 2024 o número de homicídios caiu 55%, passando de 2.118 para 945 casos.
Essa redução é resultado direto da política de segurança adotada pela atual gestão, com foco na inteligência policial, no fortalecimento do policiamento ostensivo e na integração entre as forças de segurança.
A comparação entre os anos mais recentes também confirma essa trajetória de redução. Houve queda de 12% nos homicídios dolosos entre 2023 e 2024, com o número de casos passando de 1.072 para 945.
Além disso, a taxa de resolução desses crimes alcançou 91% em 2024 – o maior índice do Brasil e um dos mais altos do mundo, segundo a Polícia Civil de Goiás.
Com informações da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO)
Leia também: Detran-GO reforça alerta sobre golpe da CNH Social gratuita