O Instituto Nacional de Meteorologia em Goiás (Inmet) realizou novo alerta devido a baixa umidade do ar no estado. Anápolis não tem sido uma exceção no atual contexto, já que na última segunda (12) apresentou umidade na casa dos 13%. Para os próximos dias, a tendência é que o quadro siga em faixa semelhante, já para outras localidades do estado, a sequidão pode alcançar 9% de umidade.
A tendência das chuvas constantes, que vai fazendo falta nesta época, deve ocorrer somente na segunda quinzena de outubro, mas pode acontecer chuvas isoladas e chuvisco na próxima segunda-feira (19) na Região Metropolitana da capital Goiânia.
Instagram produz som mesmo com celular no mudo; entenda
“É uma possibilidade pequena de 20% a 30%, mas existe a chance. Ou seja, pode ocorrer uma possível melhora da umidade”, ressalta Elizabete Ferreira, chefe do Inmet em Goiás, ao g1.
Ela conta que além da massa de ar seco que já acontece no estado, há uma subsistência de ar seco de altitude, que significa um movimento de descida do ar seco superior para a superfície. Assim, o ar fica mais seco do que já estava.
Onda de calor
O instituto disse que ainda há um alerta de onda de calor para até a próxima quinta-feira (15), que ocorre quando há um aumento da temperatura superior a 5ºC na média da temperatura.
Goiás também pode registrar altas temperaturas como 40ºC em Aragarças, Cidade de Goiás, São Miguel do Araguaia e Porangatu podendo chegar a 41º.