O Estado de Goiás entra na corrida pelo domínio de tecnologias na área de inteligência artificial. Na última quarta-feira, 18/12, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), a Universidade Federal de Goiás (UFG), e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) realizaram o lançamento do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA). O evento, no Auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. O CEIA foi criado com o objetivo de estimular a competitividade e a efetividade organizacional das instituições públicas e empresas privadas por meio do desenvolvimento de soluções tecnológicas e inovadoras baseadas em inteligência artificial (IA).
Investimentos da ordem de R$ 50 milhões, em seis anos, vão promover a competitividade da unidade em escala global. Os recursos vão impulsionar parcerias para pesquisas e avanços científicos que revelem o potencial da inteligência artificial para soluções inovadoras de mercado buscando a competitividade, impacto econômico e social.
A Fapeg vai destinar R$ 12 milhões para a estruturação da unidade, que integra o Programa Goiano de Inteligência Artificial e coloca Goiás à frente no desenvolvimento de tecnologia de ponta em todo o território nacional. Tendo como missão a execução da política pública para o desenvolvimento científico e tecnológico no Estado, a Fapeg, ao fomentar a criação do CEIA, está investindo na linha de Pesquisa Tecnológica em Áreas Estratégicas.
Graduação
A Universidade Federal de Goiás terá o primeiro curso superior em inteligência artificial do País. A primeira turma de graduação em Inteligência Artificial do Brasil vai começar suas aulas em março de 2020. Serão abertas 40 vagas com ingresso pelo SISU como parte do processo de criação de uma política nacional de IA e formação de talentos.