Deputado entregará a Comenda Washington Novaes a personalidades engajadas na defesa do meio ambiente
O deputado estadual Antônio Gomide (PT) promoverá uma Sessão Solene na próxima segunda-feira, dia 12 de junho, às 16 horas, para homenagear a ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva. Reconhecida internacionalmente por seu trabalho na defesa da biodiversidade brasileira e do meio ambiente, Marina Silva receberá a Comenda Jornalista Washington Novaes.
Essa comenda foi instituída por meio do projeto de resolução nº 4006/20, criado por Gomide, e tem como objetivo condecorar indivíduos ou entidades que se destacam na proteção e preservação do meio ambiente em Goiás.
“Convidamos a ministra Marina Silva para receber essa justa homenagem por sua luta incansável contra o desmatamento, em defesa da vida, da biodiversidade e da riqueza florestal brasileira. Marina Silva é reconhecida em todo o mundo como uma personalidade que contribui para a proteção da vida no planeta, e é justo que a Assembleia Legislativa reconheça seu trabalho e dedicação em conscientizar o Brasil e o mundo sobre a necessidade de políticas públicas para mitigar as mudanças climáticas”, enfatiza Gomide.
Além da ministra Marina Silva, outras 29 personalidades de destaque em Goiás e no Brasil serão homenageadas durante a sessão solene. Entre elas, estão Jaime Câmara Júnior, CEO do Grupo Jaime Câmara, responsável pela edição do jornal O Popular, do portal G1 e pelas rádios Executiva, CBN e TV Anhanguera. Câmara Júnior é reconhecido por suas campanhas em prol da preservação do Cerrado e do Rio Araguaia.
O jornalista Batista Custódio, fundador do Diário da Manhã, também será homenageado por seu trabalho educativo no DM e por sua militância na preservação ambiental, como criador da APA do Encantado, que preserva 10.500 hectares de mata e cerrado na nascente do Araguaia e Baliza.
Outros homenageados incluem o artista plástico Siron Franco, os professores e ambientalistas Altair Sales Barbosa, Laerte Guimarães Ferreira Júnior e Rodrigo Borges Santana. Também receberão reconhecimento Jaime Câmara Júnior, do Grupo Jaime Câmara de Comunicação, o jornalista Batista Custódio (DM), o delegado Luziano Severino, da Dema, o ex-secretário do Meio Ambiente Osmar Pires, criador dos parques Vaca Brava, Areião e Jardim Botânico, o ex-prefeito Pedro Wilson, idealizador do PUAMA (Parque Macambira Anicuns), e Urissapá Tabata Kuikuro (in memoriam), líder histórico do povo Kuikuro, registrado no documentário Kuarup, de Washington Novaes, e no documentário Xingu.
Comenda Jornalista Washington Novaes
Washington Novaes (1934/ 2020) foi um dos pioneiros do jornalismo ambiental. Natural de São Paulo, estabeleceu-se em Goiânia no início dos anos 1980, escrevendo inicialmente para o jornal Diário da Manhã e, posteriormente, para O Popular, onde manteve uma coluna sobre questões e problemáticas ambientais até o fim de sua vida. Washington era consultor de jornalismo da TV Cultura e comentarista do programa ambiental Repórter Eco. O jornalista desenvolveu uma série de trabalhos em prol dos povos indígenas e da proteção e defesa da floresta.
Leia também: Motoristas por aplicativo têm regulamentação das atividades discutida na Câmara Municipal