Ele é seguido pelo candidato do PL Márcio Correa (PL) que chega a 22,5%. Na terceira posição, em índices percentuais, estão os anapolinos que disseram votar nulo ou em branco, com 9,5%. Depois, aparecem os indecisos com 9,38%.
Só então aparece a candidata do prefeito Roberto Naves. A ex-secretária de Educação Eerizânia Freitas (UB) chega a 8,88%. Já José de Lima (PMB) marca 3,38%. Fecha a lista o candidato tucano Hélio da Apae (PSDB) com 1, 88%.
A pesquisa do Instituto Voga, contratada pela Fundação Frei João Batista Vogel OFM/Rádio São Francisco 97,7 FM e 96,3 FM, foi realizada entre os dias 27 a 30 de agosto e ouviu 800 entrevistas. A margem de erro é 3,5% para mais ou para menos, com grau de confiança de 95%. A aferição está registrada no Tribunal Regional Eleitoral – GO sob o nº GO-06749/2024.
Votos Válidos
Quando calculados os votos válidos, em que são subtraídas as abstenções, os votos em branco e nulo, e somente são considerados os votos em candidatos registrados, Antônio Gomide teria, de acordo com a Voga, 54,8% dos votos, sinalizando uma vitória em primeiro turno.
Outra forma de compreender este cálculo é realizando a somatória dos percentuais dos demais candidatos. Se este valor for menos que o percentual do principal postulante, significa também uma vitória em primeiro turno. De acordo com a lei, para ser eleito desta forma, o candidato precisa ter 50% dos votos válidos mais um voto.
Rejeição
O Instituto Voga também aferiu junto ao eleitor o índice de rejeição dos candidatos. Neste cenário, os que não rejeitam ninguém são 22,25%. Depois vem Antônio Gomide, que marca 21,63%. Os indecisos quanto a este quesito são 15,88%.
Na segunda posição entre os postulantes está Eerizânia Freitas com 11,5%. Colado a ela está Márcio Correa com 10,63%. José de Lima tem 7, 25% e 5,25% rejeitam Hélio da Apae. Já 5,63% não rejeitam nenhum candidato.
Márcio encolhe, Eerizânia cresce e Gomide segue estável na comparação entre pesquisas
Quando em comparação entre a mais recente pesquisa Voga e o último levantamento, realizada entre os dias 06 e 09 de agosto, os candidatos Márcio Correa e Eerizânia Freitas apresentaram diferentes comportamentos percentuais. Enquanto a candidata do União Brasil cresceu, saindo de 4,75% para os atuais 8,88%, Márcio Correa teve variação negativa e recuou de 26,5% no início do mês para os atuais 22,5%, uma diferença de quatro pontos percentuais.
Já o candidato Antônio Gomide apresentou consolidação no valor percentual. Ele tinha 44% no início de agosto e, agora, tem variação de apenas 0,5%, dentro da margem de erro, que é de 3,5%.
Gomide vence em simulações de 2º turno: acompanhe os números
Em caso de segundo turno entre o candidato Antônio Gomide e Márcio Correa, o petista venceria a disputa com 45,13% contra 29,5% do suplente de deputado federal. Já contra Eerizânia Freitas, a vantagem de Gomide se mantém, sendo de 45,5% contra 21,5% da candidata do atual prefeito.
Se houver um segundo turno entre os dois nomes que disputam a segunda posição, haveria vantagem para Márcio Correa. O candidato do PL marcaria 34,5% enquanto Eerziânia ficaria com 20,75%.
Leia também: Pesquisa Exata BR tem Gomide à frente, com 46%, com Márcio e Eerizânia estáveis