O governador Marconi Perillo condenou, em nota, a conduta de frigoríficos e agentes públicos suspeitos de cometerem irregularidades nos procedimentos de fiscalização da produção de carnes bovinas, suínas e de frango no País, como apontou investigação da Operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal. Marconi também reprovou os graves casos de desrespeito ao consumidor. Ele alertou, no entanto, para os riscos de crise no setor em decorrência de generalizações.
De acordo com o governador, os responsáveis por cometerem fraudes e venderem alimentos em condições inadequadas para o consumidor devem ser ´rigorosa e exemplarmente punidos´. ´É inadmissível esse tipo de conduta´, declarou Marconi em nota à imprensa. O governador pondera na nota que é preciso aguardar com cautela o resultado das investigações e alerta para o risco de generalizações resultarem em nova crise econômica no País.
´É fundamental que reconheçamos o trabalho e a qualidade dos frigoríficos que atuam dentro das normas e da legalidade, com absoluto respeito ao consumidor´, disse. O governador de Goiás reforça que a produção de carne e derivados é estratégica para a economia de Goiás e do Brasil, ´uma vez que movimenta dezenas de bilhões de dólares nos mercados interno e externo e emprega milhões de brasileiros, direta e indiretamente´.
A Operação Carne Fraca investiga cerca de 40 empresas brasileiras do setor alimentício envolvidas em um esquema de corrupção que liberava a comercialização de alimentos produzidos por frigoríficos sem a devida fiscalização sanitária. Há indícios de que as carnes eram vendidas fora do prazo de validade, misturadas com papelão e até mesmo com substâncias cancerígenas.
Evento reúne enólogos e apreciadores de vinho na próxima sexta-feira, 27. Saiba mais
No dia 27 de setembro, a charmosa cidade de Pirenópolis será palco da segunda edição do Decanter Wine Day. O...