Objetivo é concentrar ações para reverter o caos econômico criado pela pandemia do coronavírus, principalmente em regiões e setores mais carentes do Estado
Da redação
“União, colaboração e integração serão os pilares da nova secretaria”, disse César Moura ao tomar posse à frente da nova Secretaria Estadual de Retomada Econômica. Imediatamente ele já anunciou a destinação de R$ 4 milhões, via Seapa, para aquisição de produtos da agricultura familiar, além da assinatura do protocolo de intenções entre Governo de Goiás e a Ambev para fortalecimento da cadeia produtiva da mandioca.
Esta é a primeira estrutura administrativa do tipo, criada no Brasil. Objetivo é concentrar ações para reverter o caos econômico gerado pela paralisação de serviços por causa da pandemia do coronavírus. primeira estrutura de Estado no Brasil, com status de secretaria, voltada especificamente à recuperação da economia no pós-pandemia.
Segundo o secretário, será papel da pasta criar conexões e acelerar a retomada do Estado de Goiás, trabalhando para identificar oportunidades e firmar parcerias, com foco nas regiões mais afetadas.
Ações
Entre as metas estabelecidas para a Secretaria da Retomada estão as de diminuir o impacto negativo causado pela pandemia do na economia goiana, tendo trabalhador goiano como foco, com ações de estímulo à criação de emprego, atividades econômicas e ao empreendedorismo. Parcerias com outras secretarias estaduais, empresas e autarquias do Estado de Goiás também estarão no escopo, a fim de acelerar a execução das iniciativas aprovadas, além de acompanhar o andamento dos projetos.
Também deve trabalhar para avançar no crédito subsidiado do Fundo Constitucional do Centro-Oeste para obter capital de giro necessário para a sobrevivência das pequenas empresas. Por isso, a Secretaria da Retomada assumirá atribuições que eram das secretarias de Desenvolvimento Social (Seds), de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedi), e de Indústria e Comércio (Sic), e que estão relacionadas especificamente à geração de emprego, renda e qualificação profissional.
Moura fez questão de frisar que a Secretaria da Retomada não prevê mais custos à administração estadual, devido à reorganização de cargos, como o de superintendentes, diretores e gerentes.
Com informações da Secretaria da Comunicação do Governo de Goiás