Alckmin Reafirma Segurança Energética
Em declarações no Palácio do Planalto, Alckmin garantiu que não faltará energia no país, apesar da redução nos níveis dos reservatórios, conforme indicou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Na semana passada, o vice-presidente já havia assegurado que o Brasil não enfrentará racionamento de energia, mesmo com as previsões de que os reservatórios continuarão a baixar até o fim de novembro.
Medidas de Contenção e Sustentabilidade
Alckmin enfatizou a importância de adotar medidas para economizar energia, além do possível retorno do horário de verão. Ele sugeriu campanhas para reduzir o desperdício e destacou a relevância das ações voltadas para a preservação ambiental e a descarbonização. O vice-presidente também mencionou o crescimento das fontes de energia limpa, como a eólica e a solar, como parte da solução para a crise energética.
Leia também: No dia Nacional do Cerrado, Cristo Redentor e Obelisco do Ibirapuera ganham cor verde
Histórico do Horário de Verão no Brasil
A proposta de retorno do horário de verão surge em um contexto onde, em setembro de 2023, a área técnica do Ministério de Minas e Energia (MME) decidiu que não seria necessário adotar a medida neste ano. O horário de verão, extinto em 2019 durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), tinha como objetivo economizar energia elétrica ao incentivar que atividades diárias fossem concluídas com luz solar, reduzindo o uso de iluminação artificial.
Fim do Horário de Verão
O horário de verão foi revogado em abril de 2019 por um decreto do governo Bolsonaro, após ter sido mantido durante o governo de Michel Temer (MDB). A decisão de Bolsonaro seguiu pesquisas de opinião que mostraram que 70% da população era contra a medida.