Sistema de Alerta Rápido notifica três novas substâncias psicoativas e reforça monitoramento nacional.
O Sistema de Alerta Rápido sobre Drogas (SAR), ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, identificou a circulação de três substâncias psicoativas até então desconhecidas no Brasil. Duas delas foram encontradas no produto industrializado estrangeiro Magic Mushroom Gummies, da marca TRE House, já detectado em países como Chile, Canadá e Bélgica. A identificação foi realizada pela Científica de Santa Catarina em conjunto com a Polícia Federal.
A terceira droga foi identificada em análise toxicológica de um paciente que relatou o consumo de álcool e comprimidos. Trata-se do N-pirrolidino protonitazeno, um opioide sintético da classe dos nitazenos, já registrado no Canadá, França e Alemanha. As substâncias foram notificadas e incluídas nos controles nacionais em apenas 19 dias, mostrando a eficiência do SAR no enfrentamento de novas ameaças à saúde e à segurança pública.
O papel do SAR
O SAR é um subsistema do Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas (Sisnad), centralizado na Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad). A ferramenta capta e analisa dados sobre a emergência de novas substâncias e adulterações, fornecendo respostas ágeis e informações detalhadas para proteger a população. Segundo a secretária Marta Machado, a atuação rápida do sistema fortalece tanto o combate ao mercado ilegal quanto a prevenção de riscos.
Alerta regional
O Brasil também está trabalhando para criar uma rede regional de alertas com Argentina, Paraguai e Chile, buscando melhorar o monitoramento das fronteiras. O objetivo é acelerar a troca de informações, seguindo modelos internacionais eficazes. Enquanto isso, qualquer pessoa pode notificar substâncias suspeitas diretamente ao SAR pelo e-mail sar@mj.gov.br, contribuindo para o controle e permitindo ações mais rápidas contra novas ameaças. A Senad também está desenvolvendo um sistema de notificações mais eficiente, com formulários padronizados, para facilitar o processo e aprimorar o monitoramento de drogas no país.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.