Leia mais: Prazo para comprovação de dados do Prouni termina hoje!
“O programa Conheça o Brasil Voando é uma estratégia do governo federal que faz parte de um esforço conjunto de vários ministérios do governo na direção de ampliarmos o turismo no nosso Brasil como uma fonte de desenvolvimento e de incremento do crescimento econômico do nosso país”, destacou o ministro em entrevista a jornalistas.
Como parte do programa, as companhias aéreas estão adesivando aeronaves com a marca da campanha, visando divulgar diversos destinos brasileiros. A Latam, uma das empresas participantes, informou que terá 15 aeronaves de sua frota com o adesivo da campanha.
“Através de mais voos e orientação para que as pessoas comprem suas passagens com antecedência, pretendemos proporcionar maior acesso aos brasileiros à aviação”, ressaltou Aline Mafra, diretora de vendas e marketing da Latam Brasil.
A expectativa do Ministério do Turismo é que pelo menos 10% da frota das empresas aéreas sejam adesivadas, impulsionando as viagens e divulgando os atrativos turísticos do país.
“Nós estamos plotando 10% das aeronaves das companhias aéreas parceiras do programa com atrativos turísticos nacionais e a marca Conheça o Brasil Voando. Além disso, as companhias vão estar também lançando, dentro das cabines dos aviões e no embarque dos passageiros, uma gravação informando sobre o programa e das condições mais facilitadas para a aquisição de bilhetes aéreos”, explicou o ministro.
Como parte das facilidades oferecidas, quem comprar passagem aérea com pelo menos três meses de antecedência poderá encontrar preços mais competitivos.
“Quem planeja, quem se organiza, viaja no carnaval, viaja nas férias de julho e viaja nos feriados com passagens mais baratas”, ressaltou o ministro Sabino.
O programa ainda prevê o stopover nacional e internacional, permitindo ao usuário adicionar uma parada de até dois dias em uma escala sem custo adicional. A Latam anunciou que em breve oferecerá stopover para quatro novos destinos: Belém, Manaus, Recife e Curitiba.
Azul
Mais cedo, em Campinas (SP), o ministro apresentou a primeira aeronave adesivada da companhia aérea Azul. A aeronave, um A 320 Neo, trouxe referências ao Pará, com elementos típicos da cultura do estado, como o folclore; o búfalo da Ilha do Marajó e o açaí.
Segundo a companhia, o programa vai facilitar a compra de passagens aéreas com pelo menos cinco meses de antecedência e realizadas nos canais de venda oficiais da Azul. A empresa informou ainda que vai implementar stopover em cidades-chave como São Paulo e Brasília, permitindo adicionar mais uma cidade na mesma viagem. Ao longo do ano, 10% da frota da Azul receberá um design especial, apresentando diferentes destinos brasileiros e promovendo o programa.
Voa Brasil
O ministro falou ainda sobre o programa Voa Brasil, que prevê passagens a R$ 200 para aposentados, pensionistas e estudantes de baixa renda. Segundo Sabino, esse programa deve ser lançado muito em breve.
“Nós esperamos ainda até o final desse mês de fevereiro estar lançando esse programa para atender a nossa melhor idade e também aos alunos do ProUni.”
Feirão
O ministro falou ainda que, entre os dias 17 e 19 de maio, será realizado um grande feirão nacional do turismo, com promoções de passagens e pacotes aéreos.
“Vai ser uma espécie de Black Friday fora de época, onde as companhias aéreas estarão presentes, onde as grandes operadoras do Brasil e grandes agências de viagem estarão presentes, ofertando pacotes de viagem a preços promocionais, com condições de financiamento pelo Banco do Brasil e pela Caixa em até 60 meses”, disse ele.
“Aquela pessoa que quer viajar com a sua família, quer organizar a sua viagem de final de ano ou de férias, pode se programar. Sem dúvida nenhuma, com esse feirão, nós queremos vender tudo o que tiver do turismo, lotar os aviões e lotar as pousadas e os hotéis até o final do ano”, acrescentou.