VERSÃO FLIP
segunda-feira, 19 de janeiro, 2026
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
segunda-feira, 19 de janeiro, 2026
Contexto

Governo quer prorrogar prazo para adesão ao Programa Facilita

de Redação
22 de março de 2021
em Economia
Reading Time: 2 mins read
0 0
A A
0
Programa facilita

Os contribuintes com débitos de ICMS, IPVA e ITCD vão ganhar mais prazo para aderirem ao Programa de Regularização Fiscal Facilita do Governo de Goiás. A data limite que venceria no dia 1º de abril será prorrogada para o dia 1º de maio, que, na prática, se estenderá até o primeiro dia útil, 03 de maio.

A prorrogação foi anunciada pelo governador Ronaldo Caiado, como parte do pacote de medidas para combater os efeitos da pandemia de Covid-19 no Estado devido às restrições ao funcionamento de atividades econômicas.

De acordo com a Secretaria de Estado da Economia, a minuta com a proposta de alteração do prazo final de adesão ao Facilita deverá ser encaminhada à Assembleia Legislativa ainda nesta semana para apreciação dos deputados estaduais. A prorrogação valerá para as duas Leis: 20.939 e 20.966, beneficiando contribuintes de IPVA, ICMS e ITCD em débito com o Estado.  Pela proposta, as demais regras continuam as mesmas.

Saiba mais

Os débitos de IPVA e ITCD contraídos até 31 de dezembro de 2020 poderão ser refinanciados junto à Secretaria de Estado da Economia com redutores de até 98% sobre multas formais e nos juros no pagamento à vista, além de parcelamentos de até 60 vezes. No caso do ICMS a Lei nº 20.939 prevê que serão concedidos descontos de até 90% nos juros de débitos, e abatimento de até 98% sobre as multas por atraso e pecuniárias, com fato gerador até 30 de junho de 2020. 

Em regra, para a maior parte dos contribuintes em dívida com ICMS, o número de prestações estará limitado a 60 vezes. Porém, há casos excepcionais nos quais o parcelamento poderá ser feito em até 120 vezes.

São eles: se o contribuinte pagar 20% do tributo na primeira parcela poderá parcelar o restante em até 84 vezes; se o contribuinte desistir da disputa administrativa a respeito do débito poderá dividir em até 96 meses; e para empresas em recuperação judicial, estão previstas até 120 parcelas.

Além de oferecer oportunidades para dívidas de ICMS, IPVA e ITCD, a Lei do Facilita também alcançou os créditos não tributários referentes aos juros e mora de multas ambientais, julgadas em definitivo até 31 de dezembro de 2020.

O contribuinte pode fazer tudo sem sair de casa pelo site da Secretaria da Economia: www.economia.go.gov.br/facilita. Quem necessitar de atendimento presencial deve agendar com antecedência no mesmo site ou por meio do aplicativo EON, que pode ser baixado direto no celular ou no site da Economia. (Comunicação Setorial – Economia)

Rótulos: capa

Mais Artigos

Meis

Excluídos do Simples podem pedir reingresso até dia 30 de janeiro

de Anna Rhaissa
17 de janeiro de 2026
0

Pedido deve ser feito no Portal do Simples Nacional após a regularização das pendências fiscais Está aberto até 30 de...

Balança Comercial de Anápolis- Imagem ILustrativa

Anápolis fecha 2025 como maior município importador de Goiás. Exportações caem

de Claudius Brito
10 de janeiro de 2026
0

Poderia ser melhor, mas o resultado da balança comercial de Anápolis teve o fechamento do ano de 2025 com queda...

Salário Mínimo- Imagem Ilustrativa

Novo salário-mínimo de R$ 1.621 está valendo, mas só cai no bolso em fevereiro

de Claudius Brito
2 de janeiro de 2026
0

O novo salário-mínimo, no valor de R$ 1.621 está em vigor desde ontem, quinta-feira (1º). O reajuste, de 6,79% ou...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Câmera do elevador registrou quando Daiane Alves Souza foi para o subsolo para religar a energia elétrica do prédio onde morava em Caldas Novas (Foto: Reprodução/Vídeo)

    Mulher some sem deixar rastros após descer ao subsolo de prédio em Goiás

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Um chamado à ação coletiva

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Avança projeto habitacional que deve contemplar Anápolis com 6,6 mil moradias

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Policlínica: obra “republicana” que vai mudar estrutura da saúde em Anápolis. Veja imagens!

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Pacientes e familiares agora têm direito a suporte religioso em Goiás

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui