No grupo de repatriados estão mulheres, homens e crianças que, em complemento ao apoio de suas famílias no Brasil, terão à disposição serviços de abrigo, documentação e alimentação, além de apoio psicológico, cuidados médicos e imunização.
“Além de trabalhar incansavelmente para a promoção da paz, a assistência a brasileiros e seus familiares no exterior é uma das prioridades de nossa política externa. O acolhimento integral desses cidadãos reflete o compromisso do Brasil, e do MJSP em particular, com os direitos humanos e o direito humanitário”, destaca o secretário nacional de Justiça, Augusto de Arruda Botelho.
Avião da Presidência
O transporte aéreo será feito em um avião da Presidência da República, com chegada prevista à Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos.
Leia também: ACIA debate o futuro do Centro Internacional de Distribuição dos Correios
A ação humanitária integra os esforços do governo brasileiro de retirada de cidadãos nacionais e seus familiares das áreas de conflito e de busca por uma solução negociada para o restabelecimento da paz.
Faixa de Gaza
Os brasileiros que estão na Faixa de Gaza aguardam a abertura da fronteira para deixar o território palestino em direção ao Egito, de onde serão trazidos ao Brasil.
A abertura depende da negociação corrente entre os países envolvidos.
O avião da Presidência da República aguarda autorização para fazer o percurso a partir de Roma, capital da Itália. O resgate será feito a partir do território egípcio.
Por: Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)