Ana Rita Noronha
O Grupo Escoteiro Bernardo Sayão (GEBS) de Anápolis, completa 60 anos de existência no dia 09 de setembro. Por ser uma data rara dentro de um movimento escoteiro, a equipe vem planejando um evento comemorativo para que os membros, juntamente com a população, possam celebrar.
Conforme explica Patrícia Sobreira, diretora do GEBS, os alunos, desde o final de 2020, estão vendendo lenços e camisetas, tendo como objetivo arrecadar verbas para as festividades. “A renda coletada será convertida para aluguel do salão, jantar e buffet. Todo tipo de doação é bem-vinda”, adiciona.
O Bernardo Sayão é um dos maiores grupos escoteiros de Goiás. Em 2020, mais de 170 pessoas– entre crianças, adolescentes e adultos – participavam das atividades.
“Nosso intuito é que, através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, o jovem assuma o seu próprio crescimento, se transformando, assim, em um exemplo de fraternidade, lealdade, respeito e disciplina”, explica Patrícia Sobreira.
As atividades, segundo repassado pela diretora, acontecem todos os sábados, das 14h30 às 17h30, e são divididas por grupos e idades. Ramo Lobinho: Crianças que tenham de seis anos e meio a 10 anos e meio; Ramo Escoteiro: Adolescentes de 11 a 14 anos; Ramo Sênior: Jovens com idades entre 15 e 17 anos; Ramo Pioneiro: Jovens Adultos de 18 a 21 anos.
Por conta da pandemia do novo coronavírus, o movimento escoteiro, assim como outras áreas, também foi afetado. Com as medidas de restrição impostas, as atividades presenciais ao ar livre foram suspensas pela União dos Escoteiros do Brasil (UEB).

O grupo conta que, desde março, tem optado pelas atividades virtuais. “Os jovens, principalmente neste momento de isolamento, estão sofrendo muito com a ansiedade. Esta foi à forma que encontramos para aliviar esse estresse e proporcionar descontração”, completa a diretora Patrícia Sobreira.
História
O Grupo Bernardo Sayão foi fundado em 1956 por Francisco Garcez e, até então, era conhecido como ‘Tiradentes’. Apenas cinco anos depois, ainda sob o mesmo domínio, o grupo se transformou em ‘Bernardo Sayão’.
Ao todo, são 59 anos de história como ‘Bernardo Sayão’ e um trabalho baseado na Promessa e Lei escoteira que é dirigido por voluntários a crianças e jovens.
Escotismo no Brasil
O Movimento Escoteiro, na verdade, foi fundado em 1907 por Robert Baden-Powell, na Inglaterra. Apenas no ano de 1910, os militares trouxeram consigo a prática do escotismo para o Brasil. O primeiro grupo, denominado ‘Boys Scouts do Brasil’, se reuniu no dia 17 de abril, na cidade do Rio de Janeiro.
