VERSÃO FLIP
segunda-feira, 9 de março, 2026
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
segunda-feira, 9 de março, 2026
Contexto

Guerra Fiscal – Por Vander Lúcio Barbosa

de Vander Lúcio Barbosa
13 de junho de 2025
em Artigo, Editorial
Reading Time: 2 mins read
0 0
A A
0
Vander Lúcio Barbosa é editor geral do jornal e portal CONTEXTO

Vander Lúcio Barbosa é editor geral do jornal e portal CONTEXTO

A reforma tributária, implementada por meio da Emenda Constitucional 132/2023 e regulamentada pela Lei Complementar 214/2025, trará mudanças significativas no sistema tributário brasileiro.

São muitas mudanças e elas ocorrerão em etapas de 2026 a 2032, sendo que uma de suas vertentes é a tributação sobre o consumo, tendo nesse viés a criação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que vai unificar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), de competência estadual, e o Imposto sobre Serviços (ISS), de competência municipal.

De tal forma que isso resultará na retirada da autonomia de estados e município para a concessão de incentivos fiscais.

A pergunta é: como Goiás e Anápolis estão se preparando para o fim da chamada “guerra fiscal”?

É sabido que os programas de incentivos fiscais no Estado foram (e ainda são, até o momento) ferramentas imprescindíveis para atrair empresas, gerar empregos, renda e divisas.

É evidente que, de alguma forma, estados e municípios terão de se adequar a essa nova realidade e, consequentemente, terão de buscar maior atratividade para atrair investimentos, sobretudo, industriais.

No caso de Anápolis, o Distrito Agro Industrial (DAIA) foi inaugurado em 1976. Mas, efetivamente, começou a receber maior número de plantas industriais a partir da metade da década de 1980, com a introdução do Programa Fomentar, depois o Produzir e, hoje, ProGoiás.

As estratégias de atração de investimentos, portanto, vão mudar de cenário. E é preciso buscar sintonia a essa mudança, que não vem só, mas também acompanhada de um processo veloz de mudanças em relação à tecnologia, que exige mão-de-obra cada vez mais qualificada nas plantas fabris.

A Prefeitura, o Governo do Estado, as entidades do setor produto e representativas da classe laboral, devem unir esforços para formar um ambiente propício aos negócios. Anápolis, sobretudo, é parte muito interessada, pela sua história e vocação.

Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.

Rótulos: anápoliscapadestaquegoiásImpostoPortal ContextoVander Lúcio Barbosa

Mais Artigos

Vander Lúcio Barbosa é editor geral do jornal e portal CONTEXTO

Escalada bélica

de Vander Lúcio Barbosa
8 de março de 2026
0

Conflitos e guerras se espalham ao redor do mundo. Mais recentemente, os ataques dos Estados Unidos e Israel ao Irã...

A transformação do mercado de veículos

de Valeriano Sahium
8 de março de 2026
0

Durante décadas, o consumidor brasileiro conviveu com opções bastante restritas no mercado automotivo. A escolha, na prática, girava em torno...

Imagem: Reprodução

Espírito empreendedor nato – Por Moacir de Melo                                              

de Moacir Lázaro de Melo
6 de março de 2026
0

Moacir de Melo O que Giovana Delgado (11 anos), Marina Vieira (11) anos, Laís Amaral (10 anos), Maria Vitória (11...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Imagem: Reprodução

    Espírito empreendedor nato – Por Moacir de Melo                                              

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Drama no Morro da Capuava: cegueira repentina muda destino de família em Anápolis

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Inscrições abertas para cursos gratuitos de Libras, Inglês, Xadrez e Gestão de Emoções em Anápolis

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Anápolis se despede de Humberto El Zayek, publicitário que espalhou alegria e solidariedade

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • EUA avançam para classificar PCC e CV como terroristas

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui