
GWM investe bilhões em Iracemápolis, reintegra cidade ao setor automotivo e aposta em tecnologia híbrida e flex para expansão.
Em 2020, o Brasil recebeu com surpresa a saída da Mercedes-Benz da cidade de Iracemápolis-SP. Parecia o fim de uma era de bons empregos e da participação da cidade no mapa nacional da produção de veículos.
Em agosto de 2021, o país foi brindado com o anúncio da chegada da maior montadora chinesa de automóveis de capital 100% privado. Não se passaram nem três meses completos, e a GWM (Great Wall Motors) anunciou a compra da fábrica de veículos fechada pela Mercedes e um investimento de 10 bilhões de dólares até 2032. Iracemápolis-SP voltou ao mapa das montadoras, com louvor.
Neste agosto de 2025, após investimentos iniciais aproximados de 4 bilhões de dólares, inaugura-se oficialmente a fábrica de veículos da GWM. Sua produção anual, estimada inicialmente em 30.000 veículos, deve chegar a 300.000 unidades ao final de 2032. Estima-se em 2.000 o número de trabalhadores diretos envolvidos nos processos de fabricação de veículos e desenvolvimento.
Focada em qualidade e com a implementação, desde seu início, do programa Indústria 4.0, que envolve a adoção de tecnologias digitais avançadas para tornar os negócios mais eficientes, integrados e competitivos, a GWM pretende tornar a fábrica brasileira um celeiro de desenvolvimento de novas tecnologias e de exportação de veículos.
Para tanto, a empresa anunciou a construção de um Centro de Pesquisa & Desenvolvimento dentro do mesmo complexo fabril, com foco na tecnologia flex e em sistemas elétricos e híbridos. Serão mais de 60 engenheiros e técnicos envolvidos nesse projeto.
Os primeiros veículos a saírem da linha de produção deverão ser o HAVAL H6, a picape média POER P30 e o TANK 900. O primeiro terá motorização híbrida, contemplando um motor a combustão movido a gasolina (que poderá em breve se tornar flex) e um elétrico. O segundo e o terceiro terão motorização turbodiesel.
Serão 18 robôs e quatro estações de pintura automáticas que trabalharão para entregar, com qualidade, os três modelos de veículos. Ao todo, mais de 100 fornecedores, nacionais e estrangeiros, se inscreveram para tornarem-se parceiros da GWM no suprimento de peças e acessórios.
Com todo esse investimento e cumprindo o cronograma de implantação, não é de se estranhar que a GWM tenha sido a primeira montadora chinesa a ser habilitada para o programa federal “Mobilidade Verde”.
Seja você um colaborador de @motorecia_. Envie suas sugestões e colaborações através do nosso Instagram, e siga-nos. Diariamente, você receberá novidades do universo automotivo.
Até a próxima semana.
Redes sociais:
Instagram: @motorecia
TikTok: @mecpodcast
Youtube: MotoreciaJunte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.