Unidade foi adquirida pela Associação Educativa Evangélica em 2022
O Hospital Evangélico Goiano conquistou, pela segunda vez, o Nível II – Acreditado Pleno, conferido pela Organização de Acreditação Hospitalar (ONA). A unidade, que já havia obtido a mesma certificação em 2019, atendeu novamente aos critérios da empresa acreditadora.
Para atingir a Acreditação ONA II, a organização de saúde passa por um longo processo de avaliação e precisa atender a dois critérios: cumprir ou superar, em 80%, os padrões de qualidade e segurança; cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades.
O certificado para o Nível Acreditado Pleno é válido por dois anos – após esse período, a unidade hospitalar poderá solicitar uma nova avaliação. A primeira acreditação do Hospital Evangélico Goiano obtida junto à Organização de Acreditação Hospitalar foi em 2016.
Naquele ano, o hospital passou a compor o grupo de unidades de saúde com a certificação ONA Nível I – Acreditado. Isso foi possível porque a organização de saúde cumpriu ou superou, em 70%, os padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA. Foram avaliadas todas as áreas de atividades da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. Esse certificado também é válido por dois anos.
“O Hospital Evangélica Goiano, agora parte da Associação Educativa Evangélica, é uma instituição de saúde reconhecida em todo o Estado de Goiás pela excelência no atendimento à população. Damos continuidade a um trabalho brilhante feito pelas administrações anteriores e que, hoje, permite conquistar novamente a certificação ONA II”, declara o presidente da AEE e Chanceler da Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA, Augusto César Rocha Ventura.
Para o 1º vice-presidente da AEE, Ernei de Oliveira Pina, que já atuou como diretor executivo do HEG, “observar o crescimento do Hospital Evangélico Goiano sob a gestão da Associação Educativa Evangélica é motivo de orgulho. Acreditamos que a Acreditação ONA II é um marco importante, que reforça o compromisso da unidade de saúde no atendimento à população”.
Carlos Hassel Mendes, Reitor da UniEVANGÉLICA, destaca a importância da Acreditação: “temos um Curso de Medicina na instituição, além de diversos outros na área da saúde. Sabemos da importância do Hospital Evangélico para os campos de estágio dos nossos acadêmicos. E vários deles, quando formam, têm a oportunidade de trabalhar no HEG, muitas vezes em posições de destaque, como gestores”.
Gestão
A Associação Educativa Evangélica (AEE), após realização de assembleia geral extraordinária realizada em julho de 2022, decidiu pela aquisição do Hospital Evangélico Goiano, localizado em Anápolis. A AEE, que existe há 75 anos, é mantenedora da Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA, seis faculdades no interior de Goiás (Rubiataba, Ceres, Jaraguá, Goianésia, Senador Canedo e Anápolis), uma escola técnica de enfermagem, três Colégios (Anápolis, Ceres e Goianésia) e um Hospital em Goianésia.
A decisão foi tomada após tratativas ao longo de dois anos e meio. O Hospital Evangélico Goiano, com 184 leitos e uma estrutura comparada à dos melhores hospitais do país, é fruto da visão extraordinária do médico e missionário brasileiro James Fanstone que, há mais de 90 anos, fundou a unidade na cidade de Anápolis para atender com excelência à comunidade.
Com moderno pronto-atendimento, atende a seis especialidades médicas, oferecendo unidade de internação, centro cirúrgico, UTI, centro de diagnóstico, área de oncologia e completa infraestrutura médico-hospitalar. É considerado um dos maiores hospitais do Estado de Goiás, possuindo diversas acreditações e certificações, dentre elas a certificação ONA II – Acreditado Pleno da Organização Nacional de Acreditação Hospitalar e o selo Platina da Associação dos Hospitais Privados do Estado de Goiás – Ahpaceg.
Para o presidente da Associação Educativa Evangélica, o advogado Augusto César Rocha Ventura, “a aquisição do Hospital Evangélico Goiano vai possibilitar, ainda mais, o suporte aos cursos da área de saúde mantidos pela AEE – Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Nutrição, Biomedicina, solidificando e ampliando vagas de estágio dos cursos e de residência médica, tornando-se um diferencial relevante em relação às demais instituições de educação, além fortalecer ainda mais o cumprimento da missão institucional cristã, posto que ambas organizações são confessionais”.
Os representantes do HEG priorizaram a negociação com a AEE, em razão da relação histórica entre as duas unidades. Embora independentes, o Dr. James Fanstone também foi um dos fundadores da AEE. Foi levada ainda em consideração a credibilidade e solidez da Associação Educativa Evangélica na atuação educacional ao longo dos anos.
A AEE executa neste momento um plano de investimentos, no sentido de manter a boa referência hospitalar e excelência que o HEG sempre teve. E pautada na ética e transparência, continuará apresentando à comunidade o andamento do processo de transferência da gestão daquela unidade hospitalar, assim como as informações referentes ao atendimento à população.