A mensagem dada aos pastores pelos anjos enviados por Deus, no nascimento de Jesus, foi clara: “Não temais, eis que vos trago boas novas de grande alegria para todos os povos: Hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo o Senhor.”
A mensagem do Natal possui vários elementos. Primeiro: não temais! A mensagem dos anjos tinha o propósito de retirar o medo e a apreensão tanto dos pastores que a ouviam naquela noite, quanto dos nossos corações que vivem dominados pelo medo e pela insegurança.
Segundo: são boas notícias. Não são notícias para desanimar, nem Fake News ou manipulações da mídia. São boas novas! Quando a notícia é boa, somos encorajados. Notícias ruins são um veneno para a alma e para o corpo.
Terceiro: são notícias de grande alegria. Não apenas uma alegria superficial e passageira. Não é a alegria resultante de momentos de euforia, drogas ou bebidas… é uma alegria que ultrapassa todo entendimento. Traz graça àquele que a ouve.
Quarto: é uma mensagem abrangente. É para todos os povos. Não é apenas para um grupo da elite ou para pessoas sofisticadas. O Natal tem a promessa de trazer alegria para todos. Portanto, não abra mão da graça e da benção que está presente no verdadeiro Natal! Esta mensagem inclui a mim e a você.
Quinto: o Natal possui geografia e
historicidade e o evento acontece num tempo específico da História, quando o Eterno invade a realidade humana. “Hoje vos nasceu!” O nascimento de Cristo não é mito, nem lenda. É História.
Mas há outro elemento igualmente importante: “Nasceu na cidade de Davi.” Seu nascimento podia ser averiguado, aconteceu em um local geográfico específico, numa pequena e insignificante vila da Judeia. Os pastores, imediatamente, decidiram checar se a informação era verdadeira.
Sexto: o Natal possui um sinal. “Este é o sinal: encontrareis uma criança numa manjedoura.” Naquela criança indefesa, vulnerável, que precisava de cuidados de Maria e José, habitava toda a plenitude de Deus. Ele era a expressão exata do ser de Deus e uma das pessoas da Trindade. O sinal da visitação de Deus pode ser observado nesta criança que nasceu.
Sétimo: o Natal exige uma resposta. Os pastores disseram: “Vamos até Belém!” Belém se transformou em algo mais do que um local. A cidade se transformou no epicentro da revelação de um Deus que se permite fragilizar, viver como ser humano, sujar seus pés nas estradas empoeiradas da Galileia e da Judeia. Mas precisamos nos encontrar com esse Salvador que nos nasceu!
A mensagem dada aos pastores pelos anjos enviados por Deus, no nascimento de Jesus, foi clara: “Não temais, eis que vos trago boas novas de grande alegria para todos os povos: Hoje vos nasceu na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo o Senhor.”
Belém tem a ver com nossa dimensão existencial e experiencial. Você já caminhou em direção a Belém? Já se encontrou com o Filho de Deus que se manifestou em forma de uma criança?
Natal é tudo isso… mas o Natal, essencialmente, nos faz refletir sobre o fato de que “o mundo não pode salvar a si mesmo. Esta é a mensagem do Natal”, já teria dito Tim Keller. O Natal é sobre Jesus, o Salvador dos pecadores.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.




