A informação foi dada pelo prefeito Roberto Naves, ao fazer a entrega da Unidade do Setor Tropical
A Prefeitura de Anápolis tem no rol de prioridades para este ano, dar o star em projetos importantes, dentre eles, a implantação do Hospital da Mulher e o Centro de Internação. A informação foi dada pelo prefeito Roberto Naves, durante visita na Unidade Básica do Setor Tropical, que foi entregue à população da região na última quarta-feira (16). A inauguração deveria ocorrer no dia anterior, mas foi suspensa devido ao forte temporal que desabou sobre a cidade.
De acordo com o chefe do Executivo anapolino, o Hospital da Mulher irá substituir, dentro de uma estrutura mais ampla e moderna, o atendimento que hoje é realizado no Cais Mulher.
O Centro de Internação, segundo ele, visa dar suporte com a criação de leitos de internação de pacientes que passaram por cirurgias no Hospital Municipal Alfredo Abrahão.
“A saúde tem e sempre vai ter problemas”, ressaltou Roberto Naves, assinalando que é por conta disso que há a necessidade de se avançar com novos projetos e investimentos no setor.
Conforme adiantou, também vem sendo trabalhado o projeto para a gestão das UPAs e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) por meio de organizações Sociais, a exemplo do que já ocorre com sucesso na UPA Pediátrica.
Roberto Naves também informou que a cidade deve receber em breve uma nova UBS, na região do Santos Dumont, que está em construção. E há também projetos sendo desenvolvidos para buscar novas unidades junto ao Ministério da Saúde.
Diocese mantém exigência de máscaras em igrejas de Anápolis
No caso da UBS do Tropical, o prefeito lembrou que esta foi uma das últimas obras deixadas de “herança” concluídas no seu governo.
O projeto da UBS Tropical começou em 2013, mas foi paralisado. Já na sua gestão, uma nova licitação e uma nova empresa foi contratada para retomar a obra e, agora, com a sua conclusão e entrega, os moradores da região já estão sendo beneficiados com a estrutura.
Roberto Naves ainda citou que esta mesma situação foi encontrada em outras unidades, como Parque Iracema, São José, Arco-Íris e Vila Norte. Postos com obras iniciadas e paralisadas anteriormente que foram resgatadas pela atual gestão.
Nova unidade
Segundo a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde, a UBS tropical funciona de segunda-feira a sexta-feira, no período das 7 às 17 horas, contando com uma equipe de Saúde da Família composta por médico, cirurgião dentista, enfermeiro, técnico de enfermagem, auxiliar de saúde bucal e agentes comunitários de saúde.
Ainda conta com equipe multiprofissional com psicólogo, assistente social, profissional de educação física, fisioterapeuta e nutricionista.
O paciente poderá encontrar serviços como consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, vacinação, pré-natal, visita domiciliar, exames, teste rápido, curativos e do acolhimento de demanda espontânea.
Também há atendimento dentro dos programas de controle do tabagismo, acompanhamento para diabéticos, hipertensos, gestantes, crianças e idosos, entre outros.
Professores
Em entrevista à imprensa, Roberto Naves também comentou sobre a questão do reajuste de 33% aos professores, conforme anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro.
Conforme explicou, em Anápolis, a quase totalidade dos professores já percebe o piso salarial do Governo Federal, a exceção de um pequeno grupo de 12 professores que, segundo ele, não quiseram progredir na carreira se especializando.
Além disso, lembrou que este ano, a Prefeitura concedeu para todo o funcionalismo, um reajuste de 18%, enquanto em muitas cidades brasileiras não houve nenhum reajuste, devido às condições financeiras impostas pela crise.
“Nós conseguimos isso fazendo gestão e vamos continuar fazendo”, afiançou Roberto Naves.