VERSÃO FLIP
sexta-feira, 19 de setembro, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
sexta-feira, 19 de setembro, 2025
Contexto

Hospital Espírita pede socorro

de Carolina Umbelino
8 de maio de 2009
em Geral
Reading Time: 4 mins read
0 0
A A
0
Hospital Espírita de Psiquiatria: 59 anos de funcionamento

Hospital Espírita de Psiquiatria: 59 anos de funcionamento

Fundado em 1950, o antigo Sanatório Espírita de Anápolis, hoje denominado Hospital Espírita de Psiquiatria, comemorou no último 23 de abril, seu aniversário de 59 anos. A instituição, que é referência no atendimento a pacientes com distúrbios psicológicos no Centro-Oeste, tem enfrentado dificuldades para se manter.
O hospital oferece assistência médica, social e humana a, aproximadamente, 350 pacientes com os mais variados tipos de transtornos da área mental. Atende, também, a outros 68 municípios do entorno e seis estados, que fazem fronteira com Goiás. Além da assistência às pessoas com transtornos psiquiátricos, o Hospital oferece tratamento para a recuperação de dependentes químicos. Desde a sua fundação, o HEP já realizou, aproximadamente, 500 mil consultas e 300 mil internações. O Sanatório tem sido campo de estágio para estudantes de fisioterapia, enfermagem, farmácia, entre outros. A partir de 2010, contará, também, com os alunos do curso de Medicina da Unievangélica.

Realidade
Na grande maioria das vezes, os pacientes são encaminhados para o Sanatório durante as crises. Quando chegam, são medicados e passam por um período de isolamento. Além da ministração dos remédios, durante a internação, que dura em média 45 dias, são desenvolvidas orientações de leitura e reuniões terapêuticas. Há atividades durante todo o dia, como esportes, terapia ocupacional e artesanato. Adilson Pinto, tesoureiro da instituição, conta que “muitos dos internos revelam dons extraordinários, e se uma vez fora do hospital, outras instituições estivessem dispostas a acolher essas pessoas e oferecer-lhes trabalho, seria muito mais fácil tirá-los do vício e evitar a reincidência”. A preocupação principal do Hospital tem sido preparar esses pacientes para que, uma vez fora, possam seguir com suas atividades normais e não reincidirem, principalmente, no caso dos dependentes químicos.
O pedagogo, Vicente Peixoto realiza, com os internos, trabalhos manuais, pintura, escultura, entre outras atividades e terapias ocupacionais. Segundo ele, “os pacientes sentem-se mais estimulados e úteis”. Além disso, as atividades ajudam na recuperação e desenvolvimento da coordenação motora, muitas vezes prejudicada pelos psicotrópicos.
Adilson acredita que a falta de estrutura familiar, falta de oportunidades e a má distribuição de renda são os grandes causadores da entrada no mundo da dependência química. E conta que, por essa razão, uma das ações realizadas, é orientar as famílias acerca de como receber o doente e ajudá-lo a prosseguir fora do ambiente hospitalar. Reuniões periódicas são realizadas por psicólogos que orientam aos familiares como agir, e a incentivar os ex-dependentes.

Finanças
Como 70% dos pacientes não têm recursos financeiros, o Hospital disponibiliza roupas, alimentos e remédios. Alguns, mesmo depois de receberem alta, continuam obtendo acompanhamento e medicação. A maioria das internações é autorizada pelo SUS, e a diária, que hoje não passa de R$ 31, é insuficiente para cobrir as despesas. São oferecidas duas refeições (almoço e janta) e três lanches, além das roupas de cama, toalhas, medicação e de transporte para exames em outros hospitais. A renda fica, assim, restrita à diária dos 24 apartamentos da rede particular e às consultas que o Hospital Espírita realiza. Entretanto, do valor cobrado nessas consultas, apenas 33% fica com a instituição.
E a dificuldade financeira pode acabar levando o Hospital ao fechamento. Atualmente, o déficit é de 30% das receitas. Uma área que pertencia ao hospital foi vendida para socorrer os compromissos e dívidas. Em dezembro do ano passado, foram grandes as dificuldades para pagar os salários dos funcionários. Segundo Roberto, “se as autoridades da saúde pública não tomarem a responsabilidade de bancar pelo menos parte dos custos, ou fazerem uma parceria com o hospital, ele não terá condições de continuar”.

Números
Para comportar o grande número de pacientes, o Hospital conta com três enfermarias masculinas, duas femininas e uma para dependentes químicos. Em cada enfermaria, podem ser alojadas, até, 40 pessoas. Estão à disposição dos internos, ainda, um campo de futebol – onde são realizados jogos regulares; quadra poliesportiva, piscina, biblioteca, auditório – onde acontecem as reuniões e são exibidos filmes, academia e duas salas de artesanato.
São, ao todo, 280 funcionários, entre plantonistas, psicólogos, psiquiatras, praxiterapeutas, professores de educação física, enfermeiros e prestadores de serviços. Estes trabalham em quatro períodos de seis horas, para que os atendimentos de urgência e emergência não parem. No ano de 2008, foram levados ao hospital 1.387 pessoas, somente pelo SAMU. Mas os pacientes chegam, também, trazidos pela Policia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros.

“Nosso Lar”
Em 1986 foi criada uma extensão do Hospital Espírita de Psiquiatria para atender pessoas com problemas psiquiátricos crônicos. Em uma área de aproximadamente sete alqueires, em região afastada do centro, implantou-se a chácara “Antônio Pinto Pereira”. Apelidada carinhosamente de “Nosso Lar”, a unidade recebe pessoas encontradas nas ruas e que, geralmente, não sabem nada sobre si mesmas. Nem mesmo os próprios nomes.
São pessoas incapazes, que vieram de outras instituições quando fechadas, das ruas, ou até mesmo, pacientes abandonados pelas famílias. Em sua maioria, idosos e deficientes físicos, eles somam, atualmente, 68 pessoas e recebem o mesmo tipo de atendimento realizado no Sanatório. Alguns há mais de 20 anos.
O Hospital realizou, nos últimos anos, um trabalho junto ao Ministério Público, para registrar, civilmente, os pacientes da chácara “Nosso Lar”. Era grande a quantidade de pessoas indigentes – cerca de 40 pessoas – e muitas delas, além de desconhecerem suas origens, não tinham documento algum.

Mais Artigos

Imagem: Ilustrativa/Rovena Rosa

GO: Motorista de aplicativo é indenizado após ser confundido com foragido

de Anna Rhaissa
18 de setembro de 2025
0

Um motorista de aplicativo em Aparecida de Goiânia receberá R$ 10 mil de indenização por danos morais após ser confundido...

Os esportes oferecidos incluem karatê, jiu-jitsu, capoeira e taekwondo. Foto: Paulo de Tarso

Projeto oferecerá aulas de artes marciais gratuitas em Anápolis

de Anna Rhaissa
16 de setembro de 2025
0

O Projeto Construindo Campeões 2025 oferecerá aulas gratuitas de artes marciais para crianças, jovens e adultos. A assinatura da parceria...

Imagem: Divulgação

Olimpíada de Eficiência Energética abre oportunidades para jovens goianos

de Vander Lúcio Barbosa
16 de setembro de 2025
0

Estudantes do 8º e 9º ano podem participar da competição; inscrições seguem até dia 30. Faltam poucos dias para os...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Céu nublado antes de chuva em Goiânia, Goiás — Foto: Wildes Barbosa

    Alerta de tempestade é emitido para mais de 30 cidades em Goiás. Anápolis é uma delas

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Cientistas descobrem tubarões vivendo dentro de vulcão ativo

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Vereadores trocam acusações sobre dívidas de chope em novo bate-boca na Câmara

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Veja como votaram os deputados de Goiás na PEC da Blindagem

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Advogado anapolino Augusto Ventura integra a lista tríplice do TJGO

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui