Marcus Vinicius Isaac
O prêmio “Estudante do Bem“, é uma ideia da ‘Turma do Bem‘ para que os jovens dentistas venham com um novo olhar, percebendo a importância dessa profissão na sociedade brasileira. Uma forma de incentivar o voluntariado no Brasil e em todo o mundo.
Nesse ano de 2020 o tema do concurso foi “Exclusões na Juventude”. Ou seja, sobre vítimas de violência social e pessoas invisíveis na sociedade. A modalidade foi fotografia. Contou com a participação de muitos estudantes de odontologia do Brasil que enviaram seus trabalhos, os 16 finalistas foram colocados no site “feliz por ajudar” para votação popular, e foram milhares de votos.
Os cinco trabalhos mais votados foram avaliados por uma comissão que escolheu o trabalho vencedor. E o grande vencedor de 2020 foi a Eduarda Lyssa, de Anápolis. Acadêmica do curso de odontologia da UniEvangélica. Com uma premiação de um consultório odontológico com apoio da Colgate.
Em entrevista ao Goiás Em Tempo, Eduarda Lyssa Ribeiro Silva, também chamada carinhosamente de ‘Duda’ pelos amigos, revelou como tudo começou até chegar à grande premiação .”Eu conheci a ONG Turma do Bem, em um congresso em São Paulo, chamado CIOSP (Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo),e como sempre amei questões sociais, sempre me envolvendo bastante nessa área, quando eu vi essa Banca, senti que deveria conhecer esse projeto, e lá, fiquei sabendo do concurso,e me inscrevi”, contou.
Eduarda disse que o trabalho foi muito especial e desafiador, principalmente por ser um período de pandemia do Corona-19. A estudante revelou ter tido muita dificuldade em encontrar uma criança que conseguisse passar a mensagem do tema do concurso.” Eu já estava voltando para casa, me lembro que já tinha tirado várias fotografias ,de várias pessoas, mas ainda estava insatisfeita, eu queria encontrar aquela mensagem em alguém. Quando eu estava voltando para casa ,no caminho, eu encontrei o Pedro e a mãe dele no bairro Leblon”, recordou.
Eduarda falou do momento que passou com personagem principal do seu trabalho: ” Foi muita alegria fotografar aquele menino com tanta simplicidade, simpatia no olhar, e com essa foto tentei retratar um pouco do que estamos vivendo neste ano de 2020,e também que pudesse casar com o tema, Exclusões da Juventude,” disse emocionada.
A foto foi escolhida por uma comissão para ficar entre as cinco melhores, e após, participou de uma votação popular, transmitida pelo YouTube,ao vivo com participação de Leandro Ávila representando a Colgate. Eduarda relembrou os momentos e agradeceu: “Estou muito grata, muito feliz, agradecida a Deus por me surpreender com a bondade dele, agradecer amigos e familiares que me ajudaram muito nessa conquista, feliz por representar Goiás meu estado que amo tanto, Anápolis minha cidade onde nasci, e a UniEvangélica”,completou a vitoriosa estudante.
Eduarda tem 21 anos, está no sétimo período do curso de Odontologia na UniEvangélica de Anápolis ,é bolsista do UniMissões, que é um programa da faculdade.
Com o equipamento “prêmio” já conquistado, a futura profissional já começa a escrever sua história, a sua paixão pela profissão e pelas pessoas.

Reportagem: Marcus Vinícius Isaac, com o Portal Goiás Em Tempo