Novos infectados têm entre 10 meses e 86 anos. Aumento de casos já é visto em todo estado de Goiás
Ana Rita Noronha
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) não registrou nenhuma morte em decorrência do novo coronavírus nesta quarta-feira, 27/01. Com isso, Anápolis permanece com 441 vidas perdidas para a doença.
Nas últimas 24h, mais 144 moradores receberam diagnóstico positivo. Desses, 85 são do sexo feminino, com idade entre 10 meses e 86 anos, e 59 do sexo masculino, de 14 a 75 anos.
Ao todo, 20.760 casos já foram confirmados no município. A Semusa considera que mais de 18.300 já estejam curados. Além desses, outros 1.983 permanecem em isolamento ou internados nas unidades de saúde do município.
Aumento
A velocidade de crescimento da pandemia do Coronavírus em Anápolis acelerou nas últimas semanas. Em lista apresentada na última segunda-feira, 25/01, pela superintendente de Vigilância Sanitária da Secretária Estadual de Saúde, Flúvia Amorim, o município já apresenta um índice de aceleramento acima de 1.
Em entrevista ao Diário de Goiás, o professor titular do departamento de Ecologia e Evolução do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (UFG), José Alexandre Diniz Filho, explica que, além do município, as outras duas maiores cidades do estado – Goiânia e Aparecida- também tiveram um aumento considerável de casos na última semana.
“Nessas três cidades conseguimos observar de forma notória, mesmo sem as correções de atraso que apresentamos na nota técnica 10, um houve um aumento de casos a cada semana e, também, no número de mortes”, relata.
Balanço geral
Até às 18h05 desta quarta-feira, 27/01, Goiás registrava 7.313 óbitos e 342.816 casos confirmados. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Além desse total, a SES afirma que 330.282 pessoas já se recuperaram.
Em relação aos moradores imunizados, o Estado registra 8.500 doses de vacina contra o coronavírus aplicadas até segunda-feira (25), conforme consta na plataforma Localiza SUS. Entretanto, a SES estima que o número de vacinados seja maior. Segundo a pasta, das 90.280 doses distribuídas na primeira etapa, cerca de um terço já devem ter sido aplicadas.
Com informações da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA)