Mais de 80% da população pretendem depositar o voto
Ana Rita Noronha
Em uma pesquisa sobre as eleições 2020 divulgada pela empresa Grupom, Anápolis aparece como a cidade goiana com menor índice de abstenção. Segundo os dados, apenas 17,6% não pretendem votar, já os outros 82,4%, fazem questão de sair de casa para valer seu voto.
A apuração foi realizada com 3.091 entrevistados, entre 16 e 70 anos. Em se tratando de todo o território goiano, os entrevistados não levam em conta, apenas, as consequências da pandemia para declinar sair de casa para ir votar. A insatisfação política também é identificada. Cerca de 23% dos eleitores responderam simplesmente que não gostam de política e outros 15,7% por não gostarem dos candidatos de suas respectivas cidades.
Em entrevista ao Jornal Diário de Goiás, o diretor do Instituto responsável pela pesquisa, Mário Rodrigues Filho disse acreditar que o cenário em Anápolis parece tão otimista por conta da afamada disputa entre Roberto Naves (PP) e Antônio Gomide (PT).
“Anápolis tem uma característica bem específica. A disputa ficou bem polarizada entre Roberto Naves (PP) e Antônio Gomide (PT). Então a população vai votar. Ela está considerando que tem de votar. Se comparada com todas as cidades goianas, os anapolinos são os mais firmes no voto”, pontuou o CEO do instituto.
Outras regiões
Em relação a capital, 55,6% disseram que irão comparecer às urnas, enquanto 44,4% não têm interesse. Na cidade de Aparecida de Goiânia, o cenário é bem parecido, 53,4% pretendem votar, enquanto 46,6% não desejam participar das eleições.