Estudo demográfico revela, no entanto, que a mortalidade é maior entre os homens
Anápolis ultrapassou, neste final de semana, os 17.200 casos confirmados e já soma 379 mortos pelo novo coronavírus. Após nove meses desde o primeiro diagnóstico, o município apresenta perfil de infectados e vítimas semelhante a outras cidades.
Dos contaminados, segundo a plataforma de monitoramento online, a maioria é mulher. Sendo 9.404 do sexo feminino e 7.867 do sexo masculino. Mas no que diz respeito as vítimas fatais, o perfil é outro. Conforme os dados disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), dos 379 óbitos, 176 são mulheres e 203 são homens.
Em entrevista a CNN Brasil, especialistas esclareceram que fatores culturais e biológicos podem explicar a diferença, mas alertam que os cuidados devem ser os mesmos para ambos os gêneros.
Segundo os estudos epidemiológicos, há questões comportamentais e biológicas que explicam essa diferença. Por exemplo, os homens costumam procurar atendimento médico em fase tardia, têm estilo de vida mais propenso a fumar e consumir bebidas, o que fragiliza a saúde
Sobre o número elevado de notificações entre as mulheres, o médico especialista em operações humanitárias e desastres no Brasil e no exterior, Hemerson Luz, explica que elas tendem a ter maior exposição em determinadas situações, como cuidando de familiares infectados.
Atualização em Anápolis
O município já contabiliza 17.271 infectados. Desse total, 16.421 moradores já estão curados da doença e outros 435 aguardam recuperação em isolamento domiciliar.
Ainda, através da plataforma de monitoramento, é possível perceber que o número de casos suspeitos ou confirmados de covid-19 em UTIs e leitos de enfermaria se manteve estável ao longo das últimas semanas. Até o momento, são 36 pacientes internados nas unidades do município.
Com dados da Secretaria Municipal de Saúde