
Com o retorno ao solo brasileiro do novo Kona, a Hyundai avança no oferecimento de tecnologia além de colocá-lo em um patamar superior no que tange ao conforto, economia de combustível e design.
São duas versões oferecidas no mercado nacional, a Ultimate e a Signature. A diferença fica por conta de pequenos mimos, tais como, teto solar. Pois, em termos de desempenho e dirigibilidade, são o mesmo carro.
O motor disponibilizado é o conhecido 1.6 GDI que agora, tem um pequeno motor elétrico para substiyuir algumas funções do motor a combustão. Somadas a potências do motor elétrico e do a combustão, são oferecidos 141cv com um torque de 27 kgfm.
1. Desempenho em cidade e estrada
Em nosso teste de pouco mais de um dia, rodamos quase 350 quilômetros. Na cidade o Kona se mostrou bem acertado com uma suspensão um pouco mais firme e uma economia de chamar a atenção. Conseguimos fazer em um ciclo urbano normal, ou seja, sem simular nenhuma situação, somente andando, uma média de quase 19 km/l de gasolina.
Na estrada, o veículo mostra uma estabilidade invejável com sua eletrônica auxiliando na dirigibilidade com aviso nos pontos cegos, assistência de saída de faixas, frenagem em emergência, dentre outros, sua economia foi de 15,5 km/l.
Falando em suspensão, apesar de bem acertada para a estabilidade, sentimos que, em algumas ruas do perímetro urbano a calibragem faz com que o veículo balance um pouco mais que o normal.
2. Designe e interior
O Kona se detaca dos veículos oferecidos como concorrentes. Ele possui linhas fluidas e com pequenas diferenças que o tornam ainda mais interessante. Abaixo dos retrovisores, nasce um pequeno “friso” que após a porta traseira parece se transformar em um filete de aço escovado que vai até o aerofólio e se integra a ele. Esse detalhe tras mais leveza às linhas laterais do veículo. Na frente o sistema automático de abertura e fechamento das aletas de direcionamento do ar para resfriamento do motor são um show a parte. Seu visual é bastante diferente, para não dizer, ousado.
O interior tecnológico, traz itens como painel digital TFT de 12,3″, multimídia de igual tamanho (formando um painel inteiriço de quase 65 cm), bancos que acomodam bem o motorista e o passageiro auxiliando em encontrar uma melhor posição para dirigir.
3. Concorrência
Pela sua posição de direção, potência, tecnologia hibrida e espaço interno, a Hyundai o classifica como concorrente de Toyota Corolla Cross, BYD Song Pro e Haval H6, inclusive o posicionou com valores bem próximos ou até superiores a estes.
4. Perspectivas de vendas
Se a Hyundai mantiver bom pós-venda, suporte de peças, garantias (como as oferecidas para bateria) além de sua boa assistência e cuidado com o cliente, o Kona pode se firmar como uma referência de híbrido eficiente no segmento competitivo de SUVs compactos.
Seja você, um colaborador de @motorecia_ Enviem suas sugestões e colaborações através do nosso instagran, e, siga-nos. Diariamente você receberá novidades do universo automotivo.o nosso instagran, e, siga-nos. Diariamente você receberá novidades do universo automotivo.
Até a próxima semana.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.