Classismo
A solenidade de abertura da Expo Anápolis 2023 foi prestigiada por várias lideranças políticas e classistas de Anápolis e do Estado. Notadas as ausências dos deputados federais Rubens Otoni (PT) e Márcio Correia (MDB) e dos estaduais Antônio Gomide (PT) e Coronel Adailton.
Lá estiveram os deputados Vivian Naves (PP) e Amilton Filho (MDB); o prefeito Roberto Naves e vários secretários e o governador Ronaldo Caiado e vários integrantes de sua equipe. Além de representações do setor produtivo: Facieg, Adial, Fieg, Sindicatos das Indústrias, entre outras.
É importante que a Associação Comercial e Industrial de Anápolis, a ACIA, que capitaneou o evento, possa realizar outros eventos, visando fortalecer o ambiente de negócios no município, não só na indústria, mas no comércio e também nos serviços, este último, um setor que tem grande peso na composição do PIB local, mas, nem sempre, tem o destaque que deveria.
Reconhecimento
O governador Ronaldo Caiado (UB) faz questão, sempre que vem a Anápolis, de reconhecer o apoio que recebeu do prefeito Roberto Naves (Republicanos), desde o início do seu primeiro mandato. E, um apoio fundamental foi com relação a assinatura do contrato de programa com a Saneago.
A estatal estava desgastada e, caso perdesse a conta de Anápolis, numa eventual municipalização dos serviços, estaria em maus lençóis, visto que a empresa precisa ter o suporte dos grandes municípios, que geram maior parcela das suas receitas, para que os municípios de pequeno porte recebam serviços e investimentos.
O contrato de gestão foi bom para as duas partes. Melhor do que era antes, sem dúvida.
No passado, a Saneago já chegou a ter um presidente considerado como “persona non grata” no município.
Dianteira
O senador Jorge Kajuru (PSB) surfou nas ondas de Anápolis, ao trazer para si a dianteira de dois problemas da cidade: O centro Internacional dos Correios e o rebaixamento de status da Delegacia da Receita Federal para agência. Claro que a condição de vice-líder do Governo Lula ajudou.
Ou, melhor: foi fundamental. Agora, ainda que ele, Kajuru, tenha dito que os problemas estão resolvidos e que “a fatura foi liquidada”, nada impede, muito pelo contrário, que as lideranças políticas fiquem de olho para ver se não haverá alguma mudança de rumo.
De Brasília, muita coisa pode se esperar.
Chapas 2024
Muito se tem falado em composição de chapas para disputar a Prefeitura de Anápolis.
Pré-candidaturas, nesse momento do jogo político, são colocadas a rodo. Mas, daí, a se ter uma chapa composta com nomes para Prefeito e Vice-Prefeito, já é uma outra coisa. Isso porque será preciso ainda aguardar a chamada janela partidária, que poderá mudar o destino de muitos políticos que vão disputar o pleito no ano que vem, seja na eleição majoritária, seja na proporcional.
Leia ainda: Expo Anápolis mostra potencialidades do município em vários segmentos econômicos
E é muito importante ter esse quadro definido, delineado. Por isso, a antecipação das eleições é um tiro no escuro, porque além da janela, tem ainda as convenções. Muita coisa para acontecer.
Só pensa… naquilo!
O governador Ronaldo Caiado (UB) parece mesmo disposto a encarar o desafio de disputar a eleição presidencial, em 2026.
Pelo menos, ele já demonstra, nos seus discursos, que o mote de uma provável campanha será baseado nos números do crescimento da economia, nos investimentos em educação e na questão da segurança pública.
Atualmente no União Brasil, partido que ele preside em Goiás, Caiado busca firmar-se como liderança da direita e, nos bastidores, fala-se que ele gostaria de contar com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O cobrador
Em entrevista recente, o vice-prefeito Márcio Cândido lembrou que trabalhou no rádio como ofice boy e cobrador na Rádio Imprensa.
Ele contou que tinha um empresário, na época, que era um devedor costumaz. E certo dia, perguntou a ele porque fazia aquilo, já que o obrigava a ir várias vezes, de bicicleta, fazer a cobrança. O empresário respondeu que Márcio Cândido deveria dar graças a Deus. Intrigado com a colocação, perguntou: “por quê?”
A resposta foi que se não houvesse pessoas como ele (devedores), não haveria os cobradores, como o zeloso funcionário da emissora que ficava na sua cola.
Jogos da Primavera
Assunto que rendeu debate na Câmara Municipal, os Jogos da Primavera ainda poderão ocorrer este ano. Pelo menos, a Prefeitura publicou um edital de pregão eletrônico, para a contratação de empresa especializada para a realização do evento, que é ligado à pasta de Integração. A sessão pública de lances está prevista para ocorrer no dia 8 de novembro próximo, às 9 horas. O pregão será na modalidade “Menor Preço por Lote”, conforme o edital que já foi disponibilizado às empresas interessadas em participar do certame.
- A ex-primeira-dama do país, Michele Bolsonaro, deve estar em Goiânia, neste sábado, dia 28, participando de um evento organizado pelo PL Mulher de Goiás. Ela que é um nome lembrado para as eleições presidenciais de 2026.
- Até o momento, o site da Câmara Municipal contabiliza mais de 4.600 requerimentos apresentados pelos 23 vereadores.
- O requerimento não tem eficácia de uma lei. É um instrumento através do qual os vereadores solicitam serviços diversos a órgão da municipalidade, principalmente.
- O vereador e presidente da Câmara Municipal, Domingos Paula (PV), capitaneou uma comitiva à Brasília, na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), para tratar do fechamento de acesso a bairros de Anápolis às margens da BR-153.
- Nesta sexta-feira (27), foi dada a Ordem de Serviço para a implantação do Politec. Conquista importante para a cidade.