A polêmica envolvendo a gratificação dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias teve um avanço importante na noite de ontem (06/02), a partir de uma reunião do prefeito Roberto Naves com algumas lideranças.
O vereador Jakson Charles, que é líder do Poder Executivo na Câmara Municipal, disse na manhã de hoje, em entrevista, que conforme havia sido feito o compromisso, seria feita uma mobilização para buscar uma solução para essa questão.
O líder explicou que lá atrás, a legislação impedia que a Prefeitura pudesse conceder o adicional de insalubridade para as categorias. Dessa forma, em comum acordo, foi criada a gratificação.
Contudo, existe uma obrigação por parte do Ministério Público de cumprimento de metas e uma grande parte dos trabalhadores não estavam, por algum motivo, alcançando a meta e, por conseguinte, não havia completação financeira ao município.
Assim sendo, não estava ocorrendo o cumprimento da meta, a municipalidade não tinha contrapartida e ainda tinha de arcar com a gratificação, na sua integralidade.
Proposta
Segundo Jakson Charles, o que foi discutido é que seja dada uma regulamentação para essa gratificação, pontuada em critérios de produtividade.
Leia também: Roberto Naves diz que áudios vazados de Delcimar são caso de polícia
Seria mais ou menos da seguinte forma: cumpriu a meta seria uma gratificação, até “X” da meta outra gratificação e até “y” da meta uma outra gratificação.
Essa proposta, no entretanto, deve ser trabalhada com as representações das categorias e, após o carnaval, ela deve ser colocada na mesa de negociação com a Prefeitura.

Confusão
Para o líder Jakson Charles, toda essa confusão poderia ter sido evitada, se lá atrás a oposição, “sem conhecer a situação”, não tivesse apressado a definição.
“O prefeito [Roberto Naves] não tem intenção de prejudicar ninguém”, frisou Jakson, lembrando que após o carnaval haverá uma reunião para se “chegar a um denominador comum”.