As técnicas de impressão 3D continuam a evoluir e a surpreender o mundo da construção civil por serem cada vez mais complexas e com maior escala.
Uma impressora 3D com mais de 12 toneladas está criando uma casa de dois andares, com cerca de 1.200 metros quadrados em Houston. A construção levará um total de 330 horas de impressão, disse a arquiteta Leslie Lok, co-fundadora do estúdio de design Hannah e designer da casa.
“Na verdade, você pode encontrar muitos edifícios impressos em 3D em muitos Estados, e claro, há desafios estruturais, desafios logísticos quando imprimimos um edifício de dois andares.” disse Leslie Lok.
Apesar da “rapidez” de como a casa é impressa, este projeto é uma colaboração de dois anos do estúdio Hannah, Peri 3D Construction e Cive, uma empresa de engenharia de construção.
Hikmat Zerbe, chefe de engenharia estrutural da Cive, espera que a técnica inovadora um dia ajude a construir residências multifamiliares de forma mais rápida e com valores acessíveis.
Além disso, o concreto pode resistir a furacões, tempestades fortes e outras condições climáticas severas. E como a impressora faz todo o trabalho pesado, são necessários menos trabalhadores no canteiro de obras.
Reportagem de Evan Garcia | Fonte e Imagens: Uol.com.br