Por Vander Lúcio Barbosa
Prestes a completar 114 anos de emancipação político- -administrativa e com uma história que vem muito antes disse, lá pelos idos da década de 1870, quando surgiram os primeiros habitantes nas terras da Freguesia de Sant´Ana, o Município de Anápolis segue uma trajetória dinâmica de progresso.
Agora, recentemente, um estudo revelou que a cidade ocupa o 62º lugar no ranking nacional do Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM). Trata-se de um estudo amplo, que tem como base informações colhidas em órgãos oficiais, nas áreas de educação, saúde, saneamento e segurança.
É importante, sempre, que tenhamos essas pesquisas balizadoras a fim de podermos avaliar onde estamos e onde podemos chegar, neste caso, com o aprimoramento da gestão pública. E, ao contrário do que muito gente pensa, a gestão pública não é uma missão que cabe, apenas, aos gestores. É, sim, uma missão de todos nós. Ou seja, da sociedade como um todo.
Anápolis não chegou aonde chegou desde o início de sua história, por obra do acaso. Essa história tem o trabalho de prefeitos, vereadores, secretários, deputados, servidores públicos e, claro, da população em geral fazendo a sua parte. Todos nós, de alguma forma, somos personagens dessa história.
O resultado positivo é para ser comemorado e ele também aumenta nossa responsabilidade de buscar melhorar ainda mais a qualidade de vida da população, dentro de um espírito coletivo, e democrático. É uma missão que nunca cessa e que se renova com as novas gerações. É um capítulo de história que se escreve a cada dia. E, como se fosse uma novela, escrita para ter um final feliz.