Produção industrial em Goiás avança 4,4% em setembro e consolida trajetória positiva no setor.
A indústria de Goiás registrou crescimento de 4,4% em setembro de 2025, comparado ao mesmo mês de 2024. Foi o terceiro mês consecutivo de alta, com variações positivas de 0,6% em setembro, 1,8% em agosto e 0,9% em julho, segundo dados do Instituto Mauro Borges (IMB) com base na Pesquisa Industrial Mensal do IBGE. O acumulado dos últimos 12 meses também se manteve positivo, alcançando 1,5%.
O desempenho foi impulsionado por 10 dos 13 segmentos industriais analisados. Os destaques foram a fabricação de máquinas e equipamentos, com impressionantes 83,1% de crescimento; produtos derivados do petróleo e biocombustíveis, com 7,7%; e confecção de vestuário e acessórios, com 25,7%. O índice de produção sem ajuste sazonal atingiu o maior valor da série histórica, reforçando a força da indústria goiana.
Liderança regional
Goiás ocupou a 7ª posição entre os estados com maior crescimento industrial, superando a média nacional, que registrou queda de 0,4% no mesmo período. O secretário estadual de Indústria, Comércio e Serviços, Joel de Sant’Anna Braga Filho, atribui o avanço aos esforços do governo para consolidar o estado como referência industrial. “Essa alta reflete o resultado desse trabalho conjunto, que tem fortalecido, cada vez mais, a economia goiana”, afirmou. Com alta acumulada de 2,2% no ano, Goiás se destaca como um dos principais polos industriais do país, mesmo diante de um cenário nacional adverso.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.




