VERSÃO FLIP
quarta-feira, 20 de agosto, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
quarta-feira, 20 de agosto, 2025
Contexto

Indústria goiana tem o maior avanço do país no mês de maio

de Redação
12 de julho de 2021
em Economia, Goiás
Reading Time: 4 mins read
0 0
A A
0
Produção Industrial

A Produção Industrial de Goiás registrou o melhor desempenho no Brasil, no mês de maio, com destaque para a produção de veículos, reboques e carrocerias, que apresentou variação de quase 700% na avaliação.

Após o recuo de 1,7% em abril, a produção industrial goiana registrou avanço de 4,8% em maio frente a abril de 2021 (série com ajuste sazonal), a maior variação registrada no país.

A produção industrial nacional cresceu 1,4% na mesma base de comparação. Na comparação com maio de 2020, a indústria goiana apresentou queda de 0,3%, atingindo o quarto recuo no ano. Sendo assim, a produção goiana acumula -4,2% em 2021 e -0,4% nos últimos 12 meses.

Já na indústria nacional, por outro lado, houve um avanço de 24,0%, sendo o nono resultado positivo seguido, e a maior variação para o mês da série histórica, acumulando nos últimos 12 meses um avanço de 4,9% e no ano 13,1%.

Indústria de transformação cai pela oitava vez consecutiva; Indústria extrativa sobe pelo terceiro mês consecutivo

I

Para explicar a leve retração de 0,3% da produção industrial goiana em maio de 2021, em comparação com mesmo mês de 2020, investigam-se as principais atividades que compõem a indústria goiana.

Enquanto a indústria extrativa cresceu pelo terceiro mês consecutivo (7,6%), a indústria de transformação alcançou sua oitava queda consecutiva em maio (-0,7%).

Dentre as atividades desta indústria que tiveram maior queda na produção estavam: a fabricação de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (- 37,6%), que apresentou a oitava queda consecutiva, e acumula no ano um encolhimento de 34,7%; a metalurgia (-20,0%), que apresentou a sexta queda seguida na produção e já acumula no ano um encolhimento de 12,5%.

Ainda, a fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos (-9,1%), que havia registrada a sua primeira alta no ano no mês de abril (2,7%); e a fabricação de produtos alimentícios (- 3,6%), que é a principal atividade da indústria goiana, registra quedas desde outubro de 2020 e acumulou no ano variação negativa de 4,5%.

Os produtos que tiveram mais influência para a redução dessas atividades foram medicamentos, ouro em formas brutas, ferronióbio, ferroníquel, latas de ferro e aço para embalagem de produtos diversos e açúcar vhp, leite em pó e óleo de soja refinado, respectivamente.

Balança comercial de Anápolis apresenta bons resultados no primeiro semestre

Fabricação de veículos, reboques e carrocerias cresce quase 700%

I

Por outro lado, as atividades que apresentaram crescimento na produção foram a fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (693,0%), sendo o maior aumento para o mês da série histórica, e o terceiro consecutivo após doze quedas seguidas.

A atividade já registra um acumulado no ano de 102,6%, e de 7,5% nos últimos 12 meses, o primeiro resultado positivo desde abril de 2020; a fabricação de produtos de minerais não-metálicos (19,6%), que registra o décimo crescimento consecutivo e já acumula no ano um crescimento de 25,3%; e a fabricação de outros produtos químicos (11,9%), que apresenta o sétimo crescimento consecutivo na produção e acumula no ano um crescimento de 14,5%.

Os produtos que tiveram mais influência para o crescimento dessas atividades foram automóveis com motor a gasolina, álcool ou bicombustível, massa de concreto e superfosfatos, respectivamente.

11 dos 15 locais pesquisados mostraram taxas positivas em maio de 2021

No crescimento de 1,4% da produção industrial nacional, de abril para maio de 2021, na série com ajuste sazonal, 11 dos 15 locais pesquisados mostraram taxas positivas.

As maiores altas foram em Goiás (4,8%), Minas Gerais (4,6%), que eliminaram os recuos de 1,7% e 0,7% registrados em abril, seguidos por Ceará (4,4%) e Rio de Janeiro (4,3%).

Assim, sendo na média móvel trimestral, oito locais tiveram recuo. Frente a maio de 2020, houve altas em doze dos 15 locais pesquisados.

Sobre a PIM-PF

A Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) gera indicadores de produção mês a mês para as indústrias extrativa e de transformação.

As informações nos permitem analisar o nível da produção ao longo do tempo para uma mesma Unidade da Federação ou entre Unidades da Federação, em diferentes setores de atividade.

Com informações do IBGE – https://www.ibge.gov.br/

Rótulos: capa

Mais Artigos

Festival Gastronômico em ABC da Boa Mesa será em Cristalina (Foto divulgação)

De cachaças premiadas a pratos autorais: Cristalina recebe o Festival ABC da Boa Mesa

de Anna Rhaissa
18 de agosto de 2025
0

Cristalina (GO) se prepara para receber, de 27 a 30 de agosto, a 9ª edição do Festival Gastronômico ABC da...

Foto: Valter Campanato

Quilombolas e servidores do Incra sofrem ameaças de grileiros em Goiás

de Jornal Contexto
18 de agosto de 2025
0

Servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) têm sofrido ameaças de grileiros em uma extensa área rural...

Imagem: Pixabay

Goiás registra crescimento exponencial na circulação nacional de mercadorias e produtos no 2º trimestre de 2025

de Nilton Pereira
18 de agosto de 2025
0

A mais recente edição do Mapa da Logística traz dados e tendências do sistema no País, e destaca o Estado...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Foto: Reprodução/Journal of Surgical Case Reports

    Homem com dores nos mamilos descobre lâmina alojada há oito anos; veja fotos

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • A Teoria do Louco – Por Samuel Vieira

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Câmara aprova, com dois votos contrários, o Dia Municipal dos Legendários

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Tempos difíceis

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Começa o período de reprodução dos escorpiões. Veja como se proteger

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui