Em comemoração ao Meio Ambiente, o Sindicato das Indústrias Farmacêuticas no Estado de Goiás (SINDIFARGO) em parceria com alguns de seus associados, vem a público mostrar algumas das ações de sustentabilidade ambiental em curso por várias indústrias em Goiás
Plataforma de Sustentabilidade GEOLAB
A GEOLAB, indústria farmacêutica estabelecida no Distrito Agro Industrial de Anápolis (DAIA), desde o início de suas atividades, no ano de 1999, através da alta direção da empresa, determinou que a sustentabilidade ambiental seria dever de todos os seus colaboradores e seu corpo diretivo.
Assim, implantou uma Plataforma de Sustentabilidade e formou um comitê com representantes de todas as áreas estratégicas da empresa, com o objetivo de preservar o meio ambiente e desenvolver a comunidade, gerando emprego e qualidade de vida por meio de ações sustentáveis.
Foram, portanto, implementadas várias ações, tais como:
-O seu novo Site foi idealizado seguindo os conceitos mais inovadores de fábrica com baixo impacto ambiental;
-Em toda linha produtiva, a empresa utiliza iluminação com lâmpadas LED e implantou a tecnologia de Laserway, que permite reduzir significativamente o consumo de energia e resíduo;
-Gerencia os resíduos promovendo ações de redução de geração, reutilização, reciclagem e recuperação, produzindo medicamentos com qualidade dentro do conceito de economia circular;
-Criação do Programa “Aterro Zero”, que gerou redução de 26% do total de resíduo por unidade produzida e eliminou os riscos de impactos para o meio ambiente, ao esgotar a capacidade de uso dos resíduos, transformando-os em matéria prima e energia para novos processos produtivos. A GEOLAB atingiu, em 2021, 100% de reaproveitamento dos resíduos e nenhum resíduo industrial é enviado para aterro;
- Participação efetiva no programa nacional da logística reversa de medicamentos, que dará destinação final adequada dos resíduos de medicamentos domiciliares vencidos e ou impróprios para consumo, evitando assim que medicamentos sejam descartados no lixo doméstico;
- A empresa amplia a cada mês suas ações sociais na cidade de Anápolis, direcionando 100% da receita ambiental para o Comitê de Sustentabilidade da empresa;
-Incentiva os colaboradores a desenvolver projetos para redução no consumo de água e energia. Como resultado, obteve redução de 27% no consumo de água por unidade produzida e 19% de consumo de energia por unidade produzida; - Os Sites possuem estação de tratamento de efluente própria para que todo efluente gerado nas unidades sejam tratados e atendam aos padrões de qualidade para efluente final;
-Além de todas as práticas já citadas, por iniciativa própria, a empresa vem executando, desde 2003, ações para promover a recuperação de ambientes naturais, recuperando um processo erosivo pré-existente e preservando três nascentes em uma área ao lado da sua matriz.
Através do levantamento do patrimônio atual e histórico da biodiversidade do Cerrado no local, onde estão instaladas suas operações, o programa foi iniciado seguindo quatro etapas: pesquisa histórica sobre a fauna, levantamento técnico das espécies da flora, estudos para definição de estratégias de recuperação do processo erosivo, construção do viveiro próprio com capacidade para 10 mil mudas.
Com técnicas da engenharia ambiental alinhadas a técnicas da engenharia civil, a área ganhou forma e atualmente cultiva espécies como o pequizeiro, angico, quaresmeira-do-cerrado e ipê-do-cerrado; - O Programa Biodiversidade GEOLAB é ousado e, atualmente, ultrapassou as fronteiras da empresa através do envolvimento dos colaboradores, que recebem doação de mudas nativas, e da participação no Projeto Memorial Vivo do Cerrado, no Parque da Cidade, em parceria com a secretaria municipal de meio ambiente.
O total de mudas é gerenciado pelo Programa Neutralização de CO2 e o número atual representa um total de 320.892 Kg de CO2 neutralizados. - Futuro Sustentável GEOLAB é a iniciativa que consolida as ações sociais e as estratégias para preservar a saúde do planeta. Para a empresa, a saúde é inspiração e a qualidade de vida um objetivo.
Teuto: referência em meio ambiente para o mercado
Há mais de sete décadas, o laboratório Teuto é referência para o mercado nacional e internacional. A companhia proporciona mais qualidade de vida aos seus fornecedores, colaboradores, clientes, parceiros e pacientes, por meio da excelência no desenvolvimento, produção e comercialização de seus produtos, valorizando a responsabilidade socioambiental, reafirmando que “Se é Teuto, é de confiança”.
Segundo a supervisora de meio ambiente do Laboratório Teuto, Mônica Veloso, a empresa assumiu a postura “eco friendly”, com a instalação de vários projetos de sustentabilidade, tendo como um dos pilares da agenda ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa) da companhia.
Compõem o leque de iniciativas:
- Numa uma área de 700 mil metros quadrados que apresenta uma diversidade de riquezas do cerrado o Teuto criou a Reserva Follium. O projeto é fruto de um trabalho de reflorestamento onde foram plantadas 30 mil mudas nativas, entre ipês, pequizeiros, lobeiras, urucuns e angicos. O plantio foi realizado ao longo das três nascentes que desaguam no lago Paranoá, localizadas na reserva, com o objetivo de reforçar e proteger a mata ciliar;
- Outro projeto é o de conscientização e sensibilização de seus colaboradores no uso racional da água, do papel e de energia que tem mostrado grandes resultados positivos para o meio ambiente;
- Com o projeto resíduo reciclável, o Teuto zerou o descarte no aterro sanitário;
- Com o projeto Plante esta Ideia, a empresa estabelece uma conexão entre a Reserva Follium e a sociedade, uma ação exclusiva do laboratório que garante a preservação do cerrado por meio do plantio de mudas nativas de ipê na Reserva. A ação é realizada com colaboradores, fornecedores e clientes nacionais e internacionais. O participante planta uma muda de Ipê, com uma placa de identificação com a logomarca e informações sobre a empresa parceira. Nas próximas visitas, ele poderá acompanhar o desenvolvimento de sua árvore, reforçando a visão de parcerias de longo prazo da companhia.
Com responsabilidade ambiental o Teuto participa ativamente da logística reversa de medicamentos de uso domiciliar que a partir de setembro deste ano irá, junto com o setor nacional, dar destinação final ambientalmente adequada a estes resíduos que podem ser vencidos e ou impróprios para consumo, evitando assim que sejam descartados no lixo doméstico.
Equipléx: ações efetivas de sustentabilidade
A Equipléx – empresa instalada em Aparecida de Goiânia, possuiu em suas estratégias o extremo cuidado pela sustentabilidade ambiental, contribuindo com sua cidade e com ações efetivas junto aos seus stockholders:
- A empresa, situada numa região industrial, mantém em sua área uma fantástica nascente de água, preservada e cuidada como um filho pelos seus dirigentes. Esta nascente é um cartão postal para todos e motivo de orgulho na diretriz da sustentabilidade da empresa;
- Possuiu uma mata ciliar, onde toda manutenção e preservação são de responsabilidade da empresa;
- Seus processos produtivos estão voltados para economia de energia, redução de resíduos indústrias, gestão de resíduos com seleção dos recicláveis e destinação adequada dos mesmos;
- Elabora uma cartilha em linguagem lúdica para conscientização da preservação do meio ambiente.
Hypera Pharma:
Juntos pelo Araguaia
A Hypera Pharma – Fundada em 2001, adquiriu em 2009 o Laboratório Neo Química, cuja fábrica, localizada no DAIA, veio a se tornar a principal unidade da BRAINFARMA, subsidiária do grupo Hypera Pharma focada na fabricação de Medicamentos. Nesta fábrica, a BRAINFARMA produz medicamentos com qualidade, segurança e eficácia, que Hypera Pharma distribui em todo Brasil. Em todas as suas ações, o grupo visa a sustentabilidade ambiental como seu maior bem. Suas ações na comunidade Anapolina e Goiana demonstram claramente seus objetivos.
Em evento realizado em Santa Rita do Araguaia (GO) com presença do Governador de Goiás Ronaldo Caiado, a Hypera Pharma anunciou os 166 hectares a serem trabalhados no Projeto Juntos pelo Araguaia, apoiado pela empresa. O aporte de R$ 11 milhões, anunciado em março deste ano, será investido na região entre Santa Rita do Araguaia e Portelândia, que concentra nascentes e áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade.
O projeto inclui também a construção de um viveiro para produção de mudas nativas no município vizinho de Mineiros, com capacidade para produzir 500 mil mudas por ano, que também serão utilizadas nos projetos de recuperação do Rio.
Em seu relatório anual de 2020 a empresa mostra seu comprometimento e sua estratégia de sustentabilidade com uma evolução responsável e compromisso com a mudança.
Reportamos aqui alguns trechos deste relatório com o objetivo de mostrar para comunidade Anapolina a responsabilidade com a sustentabilidade que a empresa prática todos os dias:
- Combate às mudanças climáticas;
- Gestão de impacto e boas práticas ambientais de fornecedores;
- Gestão ambiental eficiente;
- Gestão dos resíduos;
- Gestão eficiente do uso de energia;
- Gestão do uso da água;
- Gestão eficiente do uso de recursos naturais nos produtos e embalagens. Este ano, aderimos ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU).
Destacamos também outras ações extraídas de seu Relatório 2020: - Crescimento de maneira sustentável, investindo em tecnologia para reduzir os impactos ambientais e sociais.
- Nossa inovação garante eficiência hídrica, e reduz o uso de água e a produção de efluentes.
- Programas de redução de resíduos e engajamento dos consumidores para a logística reversa.
- Participação nos programas de preservação de parques em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Anápolis.
Com sua política de SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL a HYPERA PHARMA é uma empresa comprometida com sua comunidade, fornecedores e clientes na conscientização da preservação do meio ambiente. Citamos aqui, uma ação de fundamental importância para Anápolis que é a participação nos programas de preservação de parques em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente dentre várias outras ações na cidade.
SINDIFARGO: unido com o setor nas causas ambientais
O SINDIFARGO –sindicato patronal das indústrias farmacêuticas goianas – em consonância com seus associados e possuindo sempre um presidente do conselho representado por um empresário ativo, possuiu também o DNA da sustentabilidade ambiental seguindo as orientações e os exemplos de seus associados. Nossas ações vão além de nossa comunidade anapolina:
- Participação no GAP – Grupo de Acompanhamento de Performance, instituído pelo Decreto nº 10.388/2020 do Ministério do Meio Ambiente em atendimento a Política Nacional De Resíduos Sólidos, para a implantação da Logística Reversa de Medicamentos Domiciliares impróprios para consumo. Incialmente, serão implantados mais de sete mil pontos de coleta em farmácias pelo Brasil.
- Participação no GT Caldas, que visa ações para solução da falta de água no DAIA que abastece as indústrias do distrito e mais de 40 bairros da região sul de Anápolis.
- Implantação do projeto de Recuperação e Manutenção de 10 nascentes de água na região de Anápolis, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
- Observação e contribuição para a manutenção da ETE – Estação de Tratamento de Esgoto do DAIA.
O setor industrial farmacêutico de Goiás acredita e trabalha para preservar vidas agindo na preservação do meio ambiente porque acredita que o homem saudável faz parte de um meio ambiente saudável.
Presidente do Conselho
Marcelo Perillo
Presidente Executivo
Marçal Henrique Soares