VERSÃO FLIP
segunda-feira, 6 de outubro, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
segunda-feira, 6 de outubro, 2025
Contexto

Inscrições para 2ª edição do Prouni 2022 têm início

de Redação
1 de agosto de 2022
em Educação
Reading Time: 4 mins read
0 0
A A
0
foto de mão segurando lápis apontando para tela do computador, que está na página do prouni

As inscrições para a segunda edição de 2022 do Programa Universidade para Todos (ProUni) foram abertas nesta segunda (dia 1º de agosto). Os estudantes interessados em bolsas de estudos em instituições privadas de ensino superior têm até a próxima quinta (4) para acessar o site do ProUni e se inscrever no programa.

Podem participar estudantes interessados em bolsas de estudo parciais (50%) ou integrais (100%), em diversas universidades privadas, desde que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e atingido, no mínimo, a média de 450 pontos em cada matéria do exame. Além disso, o estudante não pode ter zerado a prova de redação e nem ter participado como treineiro do certame.

Presidente da Fieg defende gestão privada para o DAIA

O resultado com a lista dos candidatos pré-selecionados será disponibilizado no site do programa e será constituído de duas chamadas, previstas para o dia 8 de agosto e 22 de agosto de 2022.

Modalidade de concorrência

Uma das novidades desta edição é que a inscrição deverá ser feita por tipo de modalidade de concorrência, que são: ampla concorrência e ações afirmativas. Com isso, haverá uma ordem de prioridade para a classificação dos candidatos inscritos conforme cada modalidade escolhida.

Outra mudança é a ampliação dos critérios de origem escolar do estudante que deseja disputar as bolsas do Prouni. A classificação levará em conta a modalidade de concorrência escolhida pelo estudante em sua inscrição por curso, turno, local de oferta, instituição, e dentro de cada modalidade deverá ser obedecida a ordem decrescente das notas do Enem e, segundo o edital, priorizada a seguinte ordem:

  • – professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica, se for o caso e se houver inscritos nessa situação;
  • – estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
  • – estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • – estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  • – estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; e
  • – estudante que tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.
Renda

Para participar do processo o candidato deve preencher alguns critérios como as exigências de faixas de renda per capita: até 1,5 salário-mínimo, para bolsa integral; e até 3 salários mínimos, para bolsa parcial que representa 50% do valor da mensalidade do curso.

Segundo o Ministério da Educação, a classificação dos estudantes inscritos nos processos seletivos do ProUni considerará as notas obtidas nas duas últimas edições do Enem imediatamente anteriores ao processo seletivo do ProUni para ingresso em curso de graduação ou sequencial de formação específica.

A lista de critérios para a inscrição exige ainda que o candidato à bolsa seja brasileiro, não portador de diploma de curso superior que tenha participado do Enem em qualquer das duas últimas edições e que atenda a pelo menos uma das condições a seguir:

I- estudante que tenha cursado:

  • – o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
  • – o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • – o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • – o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista; e
  • – o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;

II – estudante pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação; e

III – professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica, independentemente da renda a que se referem os §§ 1º e 2º do art. 1º da Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005.

(Com informações da Agência Brasil)

Rótulos: bolsa de estudosENEMinstituição de ensinoinstituição privadaPrograma Universidade para TodosProuni

Mais Artigos

UEG traz orientações sobre parceria entre instituições de educação superior. Imagem: Reprodução

UEG abre chamada para programa de mobilidade acadêmica

de Jornal Contexto
3 de outubro de 2025
0

A iniciativa envolve, além da própria UEG, mais cinco instituições de ensino público superior AUniversidade Estadual de Goiás receberá até...

Foto: Portal CEPMG

Colégios Militares em Anápolis terão inscrições para sorteio abertas em outubro

de Redação
2 de outubro de 2025
0

As inscrições para o sorteio de vagas nos Colégios Estaduais da Polícia Militar de Goiás (CEPMGs) em Anápolis para o...

Estudantes do Cepi Dr Mauá Cavalcante Sávio- Divulgação- Seduc

Estudantes de Anápolis são premiados pela criação de um relógio muito especial

de Claudius Brito
30 de setembro de 2025
0

Por meio da criatividade, empatia e tecnologia, estudantes do Cepi Dr. Mauá Cavalcante Sávio, em Anápolis, transformaram um desafio real...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Juíza Placidina Pires, titular da Vara dos Feitos Relativos a Organizações Criminosas e Lavagem de Capitais de Goiás | Foto: arquivo pessoal

    Juíza condena 14 por golpe do “novo número”

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Operação integrada realiza “batida” em estabelecimentos de sucatas. E teve flagrante!

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Márcio Corrêa endurece ordem contra fios soltos: “Sem identificação, vamos cortar!”

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Sua foto de ipê em Goiás pode render um prêmio! Confira como participar

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • UEG e Embaixada do Japão oferecem oportunidades de bolsas de estudo no exterior

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui