O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alertou aposentados e pensionistas sobre uma nova tentativa de golpe envolvendo links falsos.
Criminosos estão enviando links fraudulentos pelas redes sociais, nos quais afirmam que é possível consultar e sacar uma suposta indenização. Para isso, pedem o número do CPF das vítimas, visando roubar dados pessoais.
Como consultar
Para verificar, de forma segura, se houve desconto de mensalidade associativa, o INSS recomenda acessar diretamente o Meu INSS no site ou app oficial. Após fazer login com CPF e senha, o segurado deve clicar em “Consultar Benefício” e, em seguida, em “Extrato de Pagamento”. Lá, será possível visualizar os valores descontados, se houver. Caso o desconto se refira ao mês de abril, ele ficará retido e será devolvido na folha de pagamento de maio, entre os dias 26 de maio e 6 de junho.
O INSS também explicou que os valores descontados antes de abril, que não foram reconhecidos pelos beneficiários, estão sendo analisados pela Advocacia Geral da União (AGU). A AGU estuda como será feito o ressarcimento dos valores. Portanto, é fundamental que os segurados só acessem meios oficiais para consultar seus dados.
Evite cair no golpe! Caso receba links suspeitos, nunca forneça seu CPF e consulte exclusivamente por meio do Meu INSS.