O evento é um marco para a reabertura do espaço e, claro, o evento será no próprio local, que é um dos principais patrimônios culturais de Anápolis.
Presidente do Instituto, o historiados Jairo Alves Leite lembra que a casa, localizada ao lado do Aeroporto Civil, transformada em Memorial JK, foi palco de um evento marcante para a história do país e, em especial, para o Centro-Oeste brasileiro e para Anápolis.
No ano de 1956, por uma circunstância adversa, o então presidente Juscelino Kubistcheck teve de aterrissar em Anápolis com a sua comitiva.
E, nesta passagem, ele assinou o documento solicitando ao Congresso Nacional a transferência da Capital Federal- à época, sediada no Rio de Janeiro- para o Planalto Central.
Foi a partir daí que deu-se início à construção de Brasília, a sede dos principais poderes da República.
Reestruturação
De acordo com Jairo Leite, a Casa, também denominada Memorial JK, considerada um patrimônio público municipal, estava se deteriorando.
No final do ano passado, o Governo de Goiás, através da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) assinou um Termo de Cooperação concedendo ao Instituto Jan Magalinski permissão para restauração, reestruturação e manutenção daquele espaço, “resgatando a importância de Anápolis para a história nacional e contribuindo para o fomento turístico em Anápolis”, frisou o historiador.
E é justamente esse trabalho que será apresentado durante a 1ª Mostra Memórias em Casa- Casa JK.
Além da apresentação do projeto, haverá show musical de bossa nova “Vida de Navegante”, com o compositor Alencastro Pacheco; apresentação de aviões, carros antigos e outras atrações.
SERVIÇO
- 1ª Mostra Memórias em Casa- Casa JK
- Data: 11.02.2023
- Horário: 19 h
- Local: Memorial- Casa JK
- Ao lado do Aeroporto Civil de Anápolis
- Realização: Instituto Jan Magalinski