Não tem como fugir dela! A Inteligência Artificial chegou para ficar e, mesmo que a gente não se dê conta, ela está presente no nosso dia a dia das mais diversas formas. Seja em ambientes digitais que utilizamos, seja nas compras on line, seja como ferramenta de trabalho mesmo.
Por Vander Lúcio Barbosa
É uma ferramenta poderosa e transformadora que, bem utilizada, pode trazer muitos avanços para a sociedade. Porém, claro, é também uma tecnologia que por outro lado pode extinguir diversas profissões.
Pensando nisso, é preciso olhar então a IA como aliada na geração de oportunidades. Em recente reunião na Associação Comercial e Industrial de Anápolis (ACIA), o vice-governador Daniel Vilela informou que Goiás é, hoje, um dos estados da federação que mais tem avançado com a Inteligência Artificial.
E ele foi mais além, dizendo que essa ferramenta abre, de fato, muitos nichos para investimentos futuros.
Estamos num período de incertezas na economia, sobretudo, com o que pode ocorrer com os desdobramentos da reforma tributária, que trouxe no seu bojo o fim da chamada guerra fiscal, que é a possibilidade de os estados ofertarem incentivos de impostos para atrair investimentos e, com isso, gerar emprego, renda e divisas.
Portanto, é necessário buscar alternativas e novos modelos de desenvolvimento econômico para Anápolis, que já tem uma indústria forte, pode ainda crescer, mas pode também sair na frente e buscar com uma política própria de incentivos, atrair esse segmento da IA, que é novo e tem muito campo para ser conhecido e explorado.
O DAIA começou assim, com pequenos passos e lentamente avançou até se consolidar. Quem sabe, não podemos vislumbrar para um horizonte futuro, ter um polo tecnológico para trazer a indústria do conhecimento, da tecnologia e da inovação, inclusive, com a estrutura que o município já tem como polo educacional. É algo a ser pensado!
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.